sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

A VISITA DOS MAGOS A JESUS

A VISITA DOS MAGOS A JESUS

Leitura: Mateus 2:1-23

Vs.1,2 – “Depois que Jesus nasceu em Belém da Judéia, nos dias do rei Herodes, magos vindos do oriente chegaram a Jerusalém e perguntaram: “Onde está o recém-nascido rei dos judeus? Vimos a sua estrela no oriente e viemos adorá-Lo”.

1- Quem eram estes magos? Segundo os estudiosos, eram sábios, que também estudavam as estrelas, e que, por sua sabedoria, muitas vezes ocupavam cargos de responsabilidade em seus países de origem. Talvez tenham vindo do Império Medo-Persa, da Babilônia. Não se sabe ao certo, mas uma coisa é verdade: eles vieram de muito longe com um objetivo - adorar o Messias prometido, o Rei do povo escolhido.
2- Como eles sabiam disto? Lemos que eles “viram a sua estrela”. E como eles sabiam da existência desta estrela? Podemos pensar que eles eram conhecedores das Escrituras Sagradas, pois no livro de Números, em 24:17, há uma profecia de Balaão que diz: “Uma estrela procederá de Jacó e um cetro subirá de Israel”. E no livro de Daniel, cap. 9, versos 24 e 25, há uma profecia sobre “o príncipe, o Ungido”, que viria para dar fim ao pecado, expiar as culpas, acabar com a transgressão e trazer justiça eterna!
Também podemos pensar que eles apenas seguiram uma estrela .....a qual teve uma trajetória singular. Até hoje os cientistas não conseguiram identificá-la e explicar o seu caminho nos céus. Sabemos sim, é que  ela guiou os magos até Jerusalém e depois até a casa onde o menino Jesus estava com Maria, sua mãe.
3- O que moveu estes magos a fazer uma viagem tão longa e de uma maneira tão incerta? Lemos no versículo acima, que eles “vieram para adorar Jesus”!!!!
Como Deus Pai sonda todos os corações e conhece todas as intenções (Sl 139), podemos entender que Ele os conduziu de uma forma sobrenatural!!!

v.3- “Quando o rei Herodes ouviu isso, ficou perturbado, e com ele toda Jerusalém. Tendo reunido todos os chefes dos sacerdotes do povo e os mestres da lei, perguntou-lhes onde deveria nascer o Cristo. E eles responderam: “Em Belém da Judéia, pois assim escreveu o profeta.....”.

4- Herodes era edomita, sua família se dizia israelita e ele temia perder o seu trono. Por isso quis saber o que as Escrituras Sagradas falavam sobre a vinda do Messias. Todos se agitaram diante da possibilidade da profecia estar  se cumprindo.

v.7 - Então Herodes, chamou os magos secretamente e informou-se com eles a respeito do tempo exato em que a estrela tinha aparecido. Enviou-os a Belém e disse: “Vão informar-se com exatidão sobre o menino. Logo que o encontrarem, avisem-me, para que eu também vá adorá-lo”.

5- A intenção do rei não era pura, ao contrário, sabemos pelos fatos que se sucederam, que ele queria matar o menino Jesus.  (cf vs. 16-18)

Vs 9, 10 – “Depois de falarem com o rei, eles seguiram o seu caminho, e a estrela que tinham visto no oriente foi adiante deles, até que finalmente parou sobre o lugar onde estava o menino. Quando tornaram a ver a estrela, encheram-se de júbilo”.

6- É interessante constatar que a estrela não estivera sempre com eles.....mas, ela os levou até o menino. Diz o texto que eles se alegraram com grande e imenso júbilo, quando a viram novamente. Será que eram eles gentios que buscavam a Cristo? Para ter tanto empenho e diligência, podemos pensar que não eram simples curiosos.... Havia algo mais em seus corações!!!!
v.11 – “Ao entrarem na casa, viram o menino com Maria, sua mãe, e , prostrando-se, o adoraram. Então, abriram os seus tesouros e lhe deram presentes: ouro, incenso e mirra”. 

7- Ao encontrarem Jesus, reconhecendo-O como Majestade, como Rei, eles tiveram só uma atitude: adorá-Lo!
 De que maneira eles expressaram a sua adoração? Prostrando-se e ofertando o que possuíam de maior valor!
Lemos que eles “abriram os seus tesouros e deles retiraram seus presentes”- tais presentes, dados a Jesus, foram coisas de altíssimo valor e significado para suas vidas, mas também tiveram um sentido profético para a vida de Jesus. Vejamos:
-         Ouro – é símbolo de divindade e de glória. Retrata Jesus como Deus, Soberano Senhor.
-         Incenso – é uma resina perfumada que aponta para a fragrância de uma vida sem pecado, com aroma agradável a Deus Pai. Também nos mostra a missão de Jesus, o Sumo Sacerdote, que vive a interceder pelos seus.
-         Mirra – é um ungüento, feito de uma erva amargosa, usado para embalsamamento dos mortos, e que expressa os sofrimentos que Jesus suportaria, ao carregar na cruz os pecados de toda a humanidade e morrer por ela.. Mas, também mostra que Ele era Ungido por Deus para isso! (Is 61)

v.12 – “E tendo sido advertidos em sonho para não voltarem a Herodes, retornaram  a sua terra por outro caminho”.
O Senhor Deus , por conhecer seus corações e, por ver a sinceridade deles, através de suas ações, advertiu-os de forma sobrenatural, mais uma vez, e os conduziu de volta à sua terra, por um outro caminho.

O que aprender para a nossa vida com toda esta história?

-         Toda pessoa que, de alguma forma, toma conhecimento da Palavra de Deus, Seu supremo propósito, e busca encontrar Jesus, Deus o guia até Ele, muitas vezes  de maneira inexplicável! Jesus disse: “Ninguém vem a mim, se o Pai que me enviou não trouxer”.- Jo 6:44
-         Quando a intenção do coração é pura e não interesseira; quando há o desejo de adorar a Jesus como Senhor e Rei, e não de apenas buscar os Seus favores, Deus guarda todos os caminhos e livra de todos os inimigos.
-         Quando temos um encontro com Jesus, tudo o que podemos fazer é prostrar-nos aos Seus pés! Não há outro lugar onde possamos melhor reverenciá-Lo! Reconhecemos a Sua Soberania e Majestade e dobramos nossos joelhos na Sua presença!
-         Manifestamos nossa honra a Ele, ofertando o que é tesouro para nós:
-         O ouro simboliza a aliança feita no coração. “Se confessar com a tua boca que Jesus é o Senhor e crer em teu coração, que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo” – Rm 10:9
-         O incenso aponta para a decisão de procurar viver uma vida sem pecado, em obediência à Palavra. Vida de santidade  e de intercessão. Ouro e incenso passam pelo fogo para serem purificados e tornarem-se valiosos. São ofertas grandiosas, pois apontam para renúncia e santificação.
-         A mirra nos mostra que uma vida cristã verdadeira envolve sofrimentos, perseguições, privações... – mas, para tal, o Senhor Deus nos derrama a unção do Seu Espírito.
-         E ainda mais, podemos afirmar que ninguém que encontra Jesus, e O adora de todo coração, volta a viver da forma como vivia antes. Só Ele é O Caminho! O encontro verdadeiro com o Rei dos reis, o Senhor dos senhores, transforma a vida!

Que experimentar estas verdades, dia após dia, seja a nossa busca e a nossa oração!

                                                                                                                                                        
Enviado a mim  Igreja Evangélica Nova Geração por Heloisa Bueckmann.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

ESTRÉIA - PROGRAMA VEM - 06/02/2021 - SÁBADO - 17:10.

  REALIZAÇÃO E APOIO E  MINISTÉRIO VEM BRUSQUE SC