sábado, 25 de junho de 2011

OS ESTÁGIOS PARA SER EXALTADO POR DEUS


OS DEGRAUS, OU A ESCADA DE HUMILDADE PARA SER EXALTADO POR DEUS. 


OS ESTÁGIOS PARA SER EXALTADO POR DEUS.
OS DEGRAUS, OU A ESCADA DE HUMILDADE PARA SER EXALTADO POR DEUS.
Texto Tiago 4:6-10

1 DE onde vêm as guerras e pelejas entre vós? Porventura não vêm disto, a saber, dos vossos deleites, que nos vossos membros guerreiam?
2-Cobiçais, e nada tendes; matais, e sois invejosos, e nada podeis alcançar; combateis e guerreais, e nada tendes, porque não pedis. 3 Pedis, e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites.4 Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus. 5 Ou cuidais vós que em vão diz a Escritura: O Espírito que em nós habita tem ciúmes?6 Antes, ele dá maior graça. Portanto diz: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes. 7 Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.8 Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós. Alimpai as mãos, pecadores; e, vós de duplo ânimo, purificai os corações.9 Senti as vossas misérias, e lamentai e chorai; converta-se o vosso riso em pranto, e o vosso gozo em tristeza.10 Humilhai-vos perante o Senhor, e ele vos exaltará.

1- Estagio, ou degrau da humildade para ser exaltado por Deus –v7 Sujeitai-vos a Deus 
O que é sujeitar a Deus? 
Tornar obediente ou dependente - Render-se à sua lei, ou sua vontade; submeter-se a Ele.

Jesus não precisava ser batizado por João Batista, mais Ele era submisso a Deus Pai.
Jesus veio fazer a vontade do Pai – 
O que é fazer vontade? Vira a esquerda, para direita.
As pessoas usam muitos métodos para subir, mais aqueles que sobem rápido também desce rápido.

2- Estagio, ou degrau da humildade para ser exaltado por Deus – v7b Resistir ao Diabo.
Quando você recusa a proposta de Satanás o seu convite ao pecado, você está resistindo ao Diabo.
Quando você resiste você prevalece – 

Paulo escrevendo a sua primeira carta a igreja de corintos 16:13 diz: “ Estejam vigilantes, mantenham-se firmes na fé, sejam homens de coragem, seja, fortes” 
No livro de Genesis 4:1-16 Mostra o perigo de alguém que não resiste ao Diabo.
Resistir ou não resistir, pecar ou não pecar eis a questão.
Caim foi avisado e alertado por Deus de que o pecado estava a porta e que caberia a ele a escolha de pecar ou não pecar.

Pelo fato de Deus ter aceitado o sacrifício de Abel e não o dele, Caim enfureceu-se e transtornou seu rosto de ira contra seu irmão Abel.
Deus lhe disse que deveria dominar o pecado, resistir a tentação do Diabo, mas sabemos que ele não resistiu ao impulso e por causa disso ele se opôs a Deus, como nós muitas das vezes não damos atenção ao alerta de Deus.

Quais foram as conseqüências ?
O pecado se voltou contra o próprio Caim, que se tornou assassino e foi amaldiçoado.
Perdeu sua paz consigo mesmo, com Deus e com outras pessoas, pois passou a ser fugitivo pela terra, ficou afastado de Deus e com medo de ser morto, perdeu a chance de ser exaltado por Deus.

O que podemos aprender deste relato?
1) Que o pecado está ao nosso redor e com isso estamos sujeito a afrontar Deus a qualquer momento.
2) Que devemos dominar, resistir o pecado e ao Diabo e não ser dominado por ele. A Bíblia incentiva a resistir ao Diabo, mais fugir da impureza, das paixões da carne da mocidade e da idolatria.
3) Devemos estar atentos para não pecar fortalecendo no Senhor.
4) lembrar que o pecado nos afasta de Deus e com isso teremos conseqüências maléficas, os nossos pecados fará com que o Senhor não nos ouvirá (Isaias 59:2).

3- Estagio, ou degrau da humildade para ser exaltado por Deus –v8 chegai-vos a Deus.
O que é chegar-se a Deus?
Buscar a Deus, Invocar seu nome, exaltar a Deus.
Quando você vem a Igreja para ouvi-lo através da pregação você está buscando a Deus.
Quando você lê a Bíblia você está buscando a Deus.
Quando você ora você está buscando a Deus.
Quando você medita na sua palavra você está buscando a Deus.
Quando você dá sua oferta a Deus você está buscando a Deus.

Quantas pessoas que buscam a Deus só quando estão doentes?
Quantas pessoas que buscam a Deus só quando estão em angustias.
Quantas pessoas que buscam a Deus quando estão com problemas na família.
Mas quando essas pessoas recebem o seu milagre, quando sobem na vida, eles se esquecem de Deus.

4- Estagio, ou degrau da humildade para ser exaltado por Deus –v8c limpar as mãos pecadores Purifique vossos corações.
Quando você chega a Deus através da oração, ou lendo a Bíblia, ou ouvindo uma pregação, você percebe o seu estado pecaminoso, você sente imundo, por isso você precisa do sangue de Jesus para ser purificado, só depois Deus poderá exaltar você.
Quando você reconhece que Deus é Santo e você um pecador, você está humilhando diante Dele.

5- Estagio, ou degrau da humildade para ser exaltado por Deus – v9 Sentir a sua miséria, lamentar, chorar.
Este é o ultimo estagio da humildade, esse é o estado em que o ser humano vivendo longe de Deus o seu estado é de miséria.
Veja o exemplo no Filho Pródigo.
Lucas 15;12 E o mais moço deles disse ao pai: Pai, dá-me a parte dos bens que me pertence. E ele repartiu por eles a fazenda.13 E, poucos dias depois, o filho mais novo, ajuntando tudo, partiu para uma terra longínqua, e ali desperdiçou os seus bens, vivendo dissolutamente.
14 E, havendo ele gastado tudo, houve naquela terra uma grande fome, e começou a padecer necessidades.
15 E foi, e chegou-se a um dos cidadãos daquela terra, o qual o mandou para os seus campos, a apascentar porcos.
16 E desejava encher o seu estômago com as bolotas que os porcos comiam, e ninguém lhe dava nada.
17 E, tornando em si, disse: Quantos jornaleiros de meu pai têm abundância de pão, e eu aqui pereço de fome!
18 Levantar-me-ei, e irei ter com meu pai, e dir-lhe-ei: Pai, pequei contra o céu e perante ti;

Só que não é miséria financeira, não é miséria física e sim espiritual, a pior de todas as misérias.
O estado da humildade leva você a lamentar, chorar por causa de seus pecados que condenaram Jesus a cruz.
Após estes estágios vem aquilo que leva a exaltação. Seu riso vira em pranto. Sua alegria em tristeza.
Logo depois destes estágios então você está preparado para ser exaltado pelo Senhor.

A Bíblia no versos 20 E, levantando-se, foi para seu pai; e, quando ainda estava longe, viu-o seu pai, e se moveu de íntima compaixão e, correndo, lançou-se-lhe ao pescoço e o beijou.21 E o filho lhe disse: Pai, pequei contra o céu e perante ti, e já não sou digno de ser chamado teu filho.
22 Mas o pai disse aos seus servos: Trazei depressa a melhor roupa; e vesti-lho, e ponde-lhe um anel na mão, e alparcas nos pés;23 E trazei o bezerro cevado, e matai-o; e comamos, e alegremo-nos;24 Porque este meu filho estava morto, e reviveu, tinha-se perdido, e foi achado. E começaram a alegrar-se.

Veja como funciona este estágios para sermos exaltado por Deus.
V10 - Humilhai-vos perante o Senhor, e ele vos exaltará.

Extraído: www.ministerioanunciar.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

ESTRÉIA - PROGRAMA VEM - 06/02/2021 - SÁBADO - 17:10.

  REALIZAÇÃO E APOIO E  MINISTÉRIO VEM BRUSQUE SC