sábado, 18 de junho de 2011

A Teologia do Medo e o medo da teologia


Autor: Jorge de Souza Antunes

  “No amor não há medo; antes, o perfeito amor expulsa o medo. O medo implica castigo; logo aquele que tem medo não é aperfeiçoado no amor. Nós amamos porque Deus nos amou primeiro”. I Jo. 4:18,19
Introdução
O termo teologia, segundo seus aspectos etmológicos, é composto de duas palavras gregas: Theos (Deus) e logos (palavra, fala, expressão).
Tanto Cristo, a Palavra Viva, como a Bíblia, a Palavra Escrita, são o Logos de Deus. Eles são para Deus o que a expressão é para o pensamento e o que a fala é para a razão.
A teologia é, portanto uma Theo-logia, isto é, uma palavra, uma fala ou expressão sobre Deus; uma doutrina sobre Deus.
É o estudo sobre a revelação de Deus que é a expressão dos Seus pensamentos e, logo, é, também, o estudo sobre Sua própria Pessoa. Portanto teologia é o estudo sobre Deus, sua obra e sua revelação.
Embora não encontremos nas Escrituras a palavra teologia, ela é bíblica em seu caráter.
Em Rm.3:2 encontramos ta logia tou Theou (os oráculos de Deus);
Em 1ªPe.4:11 encontramos logia Theou (oráculos de Deus),
Em Lc.8:21 temos ton Logon tou Theou (a Palavra de Deus).
DIVERSAS DEFINIÇÕES DE TEOLOGIA
A) Chafer: Uma ciência que segue um esquema ou uma ordem humana de desenvolvimento doutrinário e que tem o propósito de incorporar no seu sistema a verdade a respeito de Deus e o Seu universo a partir de toda e qualquer fonte (Lewis Sperry Chafer).
B) Chafer: Teologia sistemática pode ser definida como a coleção, cientificamente arrumada, comparada, exibida e defendida de todos os fatos de toda e qualquer fonte referentes a Deus e às Suas obras. Ela é temática porque segue uma forma de tese humanamente idealizada, e apresenta e verifica a verdade como verdade (Lewis Sperry Chafer).
C) Alexander: A ciência de Deus… um resumo da verdade religiosa cientificamente arranjada, ou uma coleção filosófica de todo o conhecimento religioso (W. Lindsay Alexander).
D) Hodge: A teologia sistemática tem por objetivo sistematizar os fatos da Bíblia, e averiguar os princípios ou verdades gerais que tais fatos envolvem (Charles Hodge).
E) Strong: A ciência de Deus e dos relacionamentos de Deus com o universo (A. H. Strong).
F) Thomas: A ciência é a expressão técnica das leis da natureza; a teologia é a expressão técnica da revelação de Deus. Faz parte da teologia examinar todos os fatos espirituais da revelação, calcular o seu valor e arranjá-los em um corpo de ensinamentos. A doutrina, assim, corresponde às generalizações da ciência (W. H. Griffith Thomas)
G) Shedd: Uma ciência que se preocupa com o infinito e o finito, com Deus e o universo. O material, portanto, que abrange é mais vasto do que qualquer outra ciência. Também é a mais necessária de todas as ciências (W. G. T. Shedd).
H) Definições Inadequadas: Para definir teologia foram empregados alguns termos enganadores e injustificados.
- Já se declarou que ela é “a ciência da religião”; mas o termo religião de maneira nenhuma é um sinônimo da Pessoa de Deus e de toda a Sua obra.
- Da mesma forma já se disse que ela é “o tratamento científico daquelas verdades que se encontram na Bíblia; mas esta ciência, embora extrai a porção maior do seu material das Escrituras, extrai também o seu material de toda e qualquer fonte.
- A teologia também tem sido definida como o arranjo ordeiro da doutrina cristã; mas como o cristianismo representa apenas uma simples fração de todo o campo da verdade relativa à Pessoa de Deus e o Seu universo, esta definição não é adequada.
Ao longo da história do cristianismo varias teologias foram sedimentadas para fortalecer a fé cristã, defender os princípios bíblicos e conhecer mais de Deus.

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