domingo, 11 de setembro de 2011

Isto é viver - A verdadeira vida abundante.


Texto original de Herbert W. Armstrong (1892-1986)

POR que as pessoas religiosas freqüentemente acham que a vida religiosa consiste em abandonar todos os divertimentos e as alegrias da vida – e a fim de agradar a Deus, acham que devem suportar uma vida de mórbida tristeza?
Para muitas pessoas o pecado consiste em coisas desejáveis.  Para elas, o pecado vai de encontro a uma lista de um sem número de coisas a que se deve dizer “não”.  Como “Não fume”, “Não dance”, “Não jogue cartas”, “Não vá ao teatro”, “Não tome bebida alcoólica”. “Não faça isso” e “Não faça aquilo”!
O que está errado com a religião?
Disse-me, certa vez, uma senhora, esposa de um eminente advogado:  “Eu jamais poderia ser uma cristã.  Ora, se eu tivesse de abandonar o fumo, a dança, o jogo de cartas, o teatro e todos os prazeres da vida, finalmente, o que me restaria para viver?
Certo filósofo, editor e conferencista mundialmente famoso, que vim a conhecer – o qual também não tinha tendência religiosa – disse-me que não desejava ter uma vida reprimida, ou sob dolorosa penitência.  Continuou ele: “Eu desejo ter uma vida radiante, alegre e bem relacionada, e com um sorriso, encontrar-me com as pessoas”.
Aparentemente, ele admitiu que uma vida feliz não consistia numa vida religiosa.
Contudo, o que é estranho, e que nenhuma dessas pessoas sabia como viver.
Muito poucas pessoas têm encontrado, ou experimentado, a verdadeira vida abundante.
Você foi destinado a ser feliz!
Entretanto, o Criador, que lhe deu o ar que você respira, não deseja que você viva uma vida vazia, deprimida ou infeliz.  Você nunca agradará ao Eterno Deus, abandonando a felicidade, ou qualquer coisa que lhe seja útil.
O Deus Todo-Poderoso jamais lhe respondeu com um simples “não”, a não ser aquelas coisas que poderão prejudicá-lo, prostrá-lo, ou levá-lo mais tarde à infelicidade.   Naturalmente, algumas delas poderão entusiasmá-lo, ou dar-lhe, temporariamente, um pouco de prazer ou emoção, mas se tornam sempre em um bumerangue.  Elas tem como conseqüência uma alta pena, cujo preço é muito alto.  Não é um bom negócio.
Deus proíbe aquelas coisas que nos são danosas, que nos causam a infelicidade e, conseqüentemente, resultam em uma vida de tédio e melancolia.  Nunca o Deus Todo-Poderoso nos restringe alguma coisa que contribua para a nossa felicidade, bem-estar e prosperidade.
Lembrei-me de um ancião que pertencia a uma dessas religiões em que se pratica muito a “gritaria”.   Uma vez, na reunião de uma igreja, ele se levantou e, aos gritos, fez uma pergunta a congregação.  Perguntou ele:  “Irmãos, vós estais gostando disso, ou simplesmente agüentando-o?
Algumas pessoas simplesmente toleram os serviços religiosos que são solenes e formais.  E outras, emotivas, comparecem a um tipo de reunião, onde há gritarias e reações emocionais, meramente para desfrutarem de uns bons momentos.  Nos outros dias da semana, a religião parece não ter nada a ver com suas vidas.
Outros acham que se tornando, como eles mesmos dizem, “salvos”, viverão para sempre, depois de uma vida triste pelo abandono de tudo que eles antes desfrutaram, e que suas vidas sombrias e infelizes, de algum modo, agradarão a Deus, o seu Criador.  É claro que este tipo de religião é mais ou menos uma superstição!
Cristo trouxe vida abundante
Ordenemos esta matéria.  O fundador da religião cristã, Jesus Cristo, disse que veio à terra com um propósito.
Eis o que Ele disse:  “Eu vim para que tenham vida, e a tenham em abundância” (João 10:10).  Jesus veio para nos trazer “VIDA ABUNDANTE”.  Você sabe o que é isso?
O desejo do Deus Todo-Poderoso é que o verdadeiro cristão tenha uma vida de GOZO.
Você sabe que se você tiver uma vida cristã verdadeira, e o Espírito de Deus dentro de você, isto acontecerá?  Como dissemos, isto lhe fará “produzir frutos”.  Então, que tipo de frutos produzirá uma vida cristã verdadeira?  É claro que não falo de uma vida infeliz e mórbida.  Aqui está o fruto.  Eis aqui o que emanará de uma vida cristã verdadeira.  Está em Gálatas 5, começando com o versículo 22:
“O fruto do Espírito” – isto é, o fruto do Espírito de Deus.  É o Espírito Santo que Deus concede somente àqueles que são verdadeiramente convertidos.  O fruto do Espírito é, primeiro de tudo, o AMOR – e em segundo lugar, é “GOZO”.  Gozo é felicidade, e felicidade plena até transbordar.
Você não acha que é uma vida diferente daquela que é vazia, mórbida e infeliz?  É uma vida de amor que transborda  espontaneamente de nosso interior.
A vida pode ser radiante
O primeiro “fruto do Espírito de Deus” é o AMOR.  O amor que faz o rosto resplandecer.  Ele mostra o que você realmente emite, e que você esta radiante e feliz.  O amor se transforma em GOZO, o segundo produto do Espírito de Deus. O terceiro fruto e a “PAZ”.  Em lugar de contenda, ressentimento, amargura, infelicidade e controvérsia – que não estimula a paz, mas a guerra – você terá paz pessoal, com o seu próximo e com Deus.
O fruto seguinte e a “longanimidade”, sinônimo de “paciência”.  A impaciência, mais do que outra coisa qualquer, faz com que as pessoas sejam infelizes!  Se realmente você vier a ter paciência, você terá um dos atributos que o fará feliz, e tornará a sua vida mais digna.
Logo em seguida, vem a benignidade, a bondade, a fé, a mansidão e a tempe-rança, contra as quais “não ha lei”.  São também frutos do Espírito, que espon-taneamente saem de dentro de você.  São refletidos por você mesmo, que o irradia a todo o tempo, se e que você e um verdadeiro cristão.
Mas a maioria das pessoas não são cristãs
Lemos em Romanos 8:9 que, a menos que você tenha recebido o Espírito Santo de Deus, vindo de fora para dentro de você, você não é de Cristo – NÃO É UM CRISTÃO!
De acordo com a definição de Deus, há milhões de pessoas que professam o cristianismo e não são cristãs.   Não são cristãs absolutamente!
É natural que na vida cristã existam problemas, até mesmo perseguições.  O próprio Jesus Cristo foi perseguido.  Disse Ele:  “Se a mim me perseguiram, também vos perseguirão a vós” (João 15:20).  Isto é algo que parte do mundo, do lado exterior a nós – algo que precede de outras pessoas.  Isto não deve nos inquietar.  E a pessoa que realmente tem paz interior, gozo, amor e paciência – que tem tolerância pelas outras pessoas – não vai ficar tão inquieta por causa da intolerância dos outros, ou talvez, por causa de uma possível perseguição.
É claro que você enfrentará problemas e preocupações.  Isto é bom para nós, pois tem um propósito em nossa vida – a de nos ajudar a desenvolver o nosso caráter.  E um cristão verdadeiro entende isso muito bem.  Isto não o fará infeliz.
Todos nós passamos por provações
Todos teremos preocupações, problemas e provações exatamente como os demais.  Eles servirão para nos testar, fortalecer e construir o nosso caráter.  E esse é o verdadeiro propósito de nossa existência – nos tornar semelhantes a Deus.  Como Jesus Cristo, nos podemos nascer no reino de Deus.  Leiamos 1 Pedro 4:12-13, que se refere aos verdadeiros cristãos:
“Amados, não estranheis a ardente prova que vem sobre vós para vos tentar, como se coisa estranha vos acontecesse.”
Certas pessoas, quando algumas dessas provações e problemas aparecem, pensam que ninguém mais passou pelas mesmas experiências.  Acham que é alguma coisa estranha que lhes é incomum.  Não é verdade!  Qualquer outra pessoa vive os mesmos problemas e preocupações, e tem problemas a enfrentar e superar, e luta pelas soluções da mesma maneira que elas.  Não é de estranhar.  E aqui está o ensinamento de Deus, que disse:
“Mas ALEGRAI-VOS” – sim, alegrai-vos dentro de vós mesmos por estas coisas – “no fato de serdes participantes das aflições de Cristo”.
Cristo sofreu, e disse aos Seus apóstolos: “Deixo-vos o meu gozo”.  Disse mais:  “Eu vim para que tenhais vida, e a tenhais em abundância“.  Ele veio para nos dar a VIDA ABUNDANTE.  Pois Ele mesmo teve este tipo de vida. Ele era feliz, e cheio de gozo, ainda que fosse, ao mesmo tempo, um homem de dores – e por quê?
Porque ELE AMOU a todos os seres humanos, e viu o caminho que seguiam.  Viu como se destruíam a si próprios, trazendo sobre si mesmos a infelicidade e o vazio, o medo e a preocupação, a pobreza, a doença e, enfim, os sofrimentos.  Ele participou dos seus sofrimentos.  Ele foi um homem de dores, mas ficou pesaroso por eles.  Mas Jesus era um homem que possuía felicidade interior, dando um exemplo de vida para todos nós.  Assim, é o que lemos:
“Mas alegrai-vos no fato de serdes participantes das aflições de Cristo: para que também na revelação da sua glória vos regozijeis e alegreis”.
Por que precisamos ser sempre
felizes interiormente

“Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua grande misericórdia, nos gerou de novo para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo, dentre os mortos” (1 Pe 1:3).
Entre 10.000 pessoas que se dizem cristãs, não existe uma que realmente conheça e entenda o que é a herança incorruptível.  É muito grande e repleta de maior esplendor, glória e felicidade – do que você pode imaginar.  E o que está reservado para você, caso você entregue a sua vida a Deus.  Ela está pronta para você!
Pedro continua, dizendo que estamos guardados pelo poder de Deus mediante a fé para a salvação, pronta a “ser revelada no ultimo tempo”.  Significa isto um tempo ainda por vir, que está adiante de nós, somente poucos anos a nossa frente, na segunda vinda de Cristo. Jesus Cristo voltará a terra uma vez mais!
Continua o texto:  “Em que vós grandemente vos alegrais, ainda que agora importa, sendo necessário, que estejais por um pouco contristados com várias tentações” – ou provações e problemas que vem sobre nós – “para que a prova da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro que perece” – porque a pro-va da nossa fé está desenvolvendo o caráter que nunca perecerá, e é mais valioso do que o ouro.
Vindo uma dificuldade sobre você, ao invés de resmungar, queixar-se ou lamentar-se e sentir-se infeliz e aflito, perceba que ela veio para prová-lo, e desenvolver o seu caráter, que é algo verdadeiro e genuíno que você carrega por toda a eternidade.
Porém, você se regozija com a aproximação da dificuldade?  Percebe que ela representa um grande valor para você, mais do que uma grande quantidade de ouro?  Ou você resmunga e reclama, lamentando por ter acontecido?
Jesus Cristo veio para transformar as nossas vidas.  E elas precisam mudar de rumo, do caminho vulgar, que nos leva a agir de acordo com os nossos impulsos – que não constroem o caráter, e nada nos oferece de útil que possamos manter, nada que seja verdadeiro, duradouro e permanente – para a vida que reflete os valores reais.  Jesus nos oferece a vida que realmente satisfaz e supera os obstáculos e as tentações; a vida cheia de felicidade, transbordante de gozo e verdadeiramente abundante.  A vida que nos permite perceber o que está sendo realizado, e para onde caminhamos.
Sendo de Cristo, teremos uma meta, um objetivo.  Saberemos para onde estamos caminhando; sentimos o progresso que estamos tendo.  Teremos uma sensação de felicidade.
Bênçãos materiais, também
E, a propósito, se a sua maneira de viver agradar a Deus, o que serve para o seu bem, e se você buscar primeiramente o reino de Deus, que é o objetivo da vida – e deve ser – e Sua justiça, que é o caminho justo de vida, Ele diz que todas estas coisas materiais serão acrescentadas.
Talvez Deus não permita que as coisas materiais sejam acrescentadas já, como você espera.  Isto pode levar algum tempo, mas você terá todas as coisas materiais de que realmente necessita, até mesmo aquelas mais luxuosas, desde que sua vida lhe seja agradável.  E claro que você só as possuirá quando aprender a usá-las.
Que é uma vida abundante?  Que é abundância?  Aqui está uma definição:  “Fartura sem limite”.  É o mesmo que grande quantidade – grande abundância de vida, e vida verdadeira. Quer dizer também exuberância.  Este foi o tipo de vida que Jesus teve, e que nós também podemos ter.
Muita gente não entende isso, nem tampouco o que é o verdadeiro cristianismo.  Muitas pessoas que se dizem cristãs não sabem o que é uma vida cristã verdadeira, e são desnecessariamente infelizes.
A vida cristã real é verdadeira se caracteriza pela abundância transbordante das virtudes que são os frutos do Espírito de Deus – abundância de amor (o amor de Deus, genuíno e espiritual), abundância de gozo, de paz, de fe, de mansidão e de temperança.  Sua vida tem apresentado estas virtudes?  Tem elas preenchido a sua vida, a ponto de satisfazê-lo?
Sei que você esta muito aquém de tudo isso.  É o que acontece com todo mundo.  Todos estamos ainda longe de alcançá-las.  Mas esse deve ser o nosso objetivo!  Essa é a vida que teremos no reino de Deus.  É a vida pela qual devemos nos esforçar e, com a ajuda de Deus, desenvolver gradativamente.
Esta é a vida que nos desafia, e que devemos cultivar, a vida suscitada dentro de nós pelo Espírito de Deus – a vida FELIZ, de GOZO e ABUNDÂNCIA.
De onde procedem nossos recursos?
A vida abundante é uma vida que possui RECURSOS abundantes.  Se você é possuidor desses recursos, eles devem ter procedido de alguma fonte, pois perscrutando dentro de si você poderá verificar que eles não nasceram com você!  Aliás, nós dispomos de alguns recursos próprios, mas eles estão muito longe de serem do tipo de vida abundante que Cristo teve, e a respeito da qual eu estou falando.  Você não possui, dentro de si, esse tipo de recurso, nem é capaz de consegui-lo “por aí”.
Olhe bem em sua volta.  Veja que é impossível obtê-lo de outras pessoas, mesmo porque elas também não o possuem.
DEUS que está em cima é a fontePoderemos alcançar recursos abundantes, se soubermos onde obtê-los.  Mas a riqueza material não os oferece a ninguém.  Ela apenas poderá ser uma conseqüência deles.
Eles não procedem do seu interior, nem você poderá obtê-los “por aí”.  Porém você poderá recebê-los de cima, do alto, somente do Deus Todo-Poderoso.  O Deus Todo-Poderoso é o grande Dador, não somente de vida, mas da vida mais abundante.  Deus é a fonte de grandes recursos.  Ele é o Deus Onipotente.
O Deus Onipotente dispõe de um incomensurável poder para oferecer a você, leitor – o qual ele dara a você gratuitamente.  Pois dEle você receberá a FÉ abundante, por meio da qual você alcança esse poder; a fé representa o instru-mento que inviabiliza a falta de coragem diante dos obstáculos, fazendo-o conhecer cada problema pendente de solução; a fraqueza será substituída por esse poder, que suscitará o amor, apagando as amarguras e o ressentimento quando outras pessoas lhe fazem mal.
O AMOR de Deus realmente cobrirá tudo aquilo e vai expulsar toda a dúvida, amargura e fraqueza.  Pois Deus nos oferece os recursos da SABEDORIA que não possuímos por nós mesmos.   Ele é o Senhor de toda a sabedoria e conheci-mento.  Ele mesmo diz que se alguém tem falta de sabedoria, peça-Lhe que Ele a dá liberalmente.  E se você, leitor, acredita nisso, de verdade, ela lhe será dada, inclusive o entendimento! Partindo daí, virão o zelo e a energia – a energia dinâmica verdadeira e viva – necessária para que você realize a obra que você precisa cumprir.
Poderá acontecer a você, também
Permita-me mencionar aqui um caso pessoal.  Para dirigir esta Obra, eu levo uma vida muito ocupada e ativa, e dispendo muita energia.  Certa vez, um médico, amigo meu, perguntou-me:  “Sr. Armstrong, eu não sei como o Sr. faz tudo isso.  Onde consegue tanta energia?  Como consegue permanecer por tanto tem-po sob tantas horas de esforço e tensão, e ainda ter tanta energia acumulada?”
Então, eu lhe respondi:  “Estes são os recursos que eu recebo lá do alto.”
Naturalmente, é importante que fiquemos apercebidos do seguinte:  eu acho necessário observar as leis da saúde, e praticar a moderação em tudo que faço. Isto requer a auto-disciplina.  A partir daí Deus dá a saúde.
Você, leitor, também poderá ter estes mesmos recursos que o farão feliz.  São coisas de que todos nós precisamos, e que só procedem de Deus.  São esses recursos que fazem produzir os frutos do amor, do gozo, da paz e da paciência.
De um modo geral, em nossos dias, as vidas são sem propósito, absolutamente vazias!  Elas carregam aborrecimentos, frustrações e temores.
Estão descritas em Isaías 55:1.
“Ó vós, todos os que tendes sede, vinde as águas, e os que não tendes dinheiro, vinde, comprai, e comei; sim, vinde e comprai, sem dinheiro e sem preço, vinho e leite.”
Todo mundo realmente tem sede das coisas boas da vida, da felicidade; das coisas agradáveis, das coisas emocionantes e estimulantes da vida que podíamos e devíamos ter.  Mas, na sua maior parte, as vidas parecem ocas, visto que a fonte está seca, e as pessoas estão sedentas.
Continua a escritura:  “Por que gastais o dinheiro naquilo que não é pão? e o produto do vosso trabalho naquilo que não pode satisfazer?”
O Espírito Santo provê o poder
Onde mitigamos a nossa sede?  Jesus disse que aquele que acreditar nEle, como disse as Escrituras (João 7:37-39), do seu interior fluirão rios dágua da vida – não a água estagnada, mas a água viva, a água efervescente.  “E isto disse ele do Espírito que havia de receber os que nele cressem” – o Espírito Santo de Deus.
A água viva simboliza o Espírito Santo de Deus.  Ela corre dentro do homem, e para isso, ele terá de buscar a Cristo para recebê-la.  Ela não pode ser engarrafada, pois terá de fluir de dentro para fora.  Ela poderá fluir do seu interior, leitor.  O Espírito Santo transborda em amor, paz e gozo, que fluem do interior do homem.  Não existe outro meio pelo qual se possa encontrar esses recursos e, conseqüentemente, não poderá existir sem ele uma vida feliz.
As leis de Deus são o caminho de vida, e que está consubstanciado em toda a Bíblia.  Jesus Cristo disse que devemos viver par toda Palavra de Deus.  Se alguém vive por cada Palavra de Deus, está vivendo de acordo com o caminho de vida que Deus revelou na Bíblia Sagrada.  E este é o caminho que conduz a uma vida abundante.  É o caminho da felicidade, de uma vida cheia de alegria que simplesmente cintila.  Ela é radiante de luz, e reflete sempre uma felicidade interior, onde a fonte não está seca, mas cheia!
Veja agora o que significa este tipo de vida.  Significa que o leitor poderá ter uma vida radiante.  Significa que do seu interior, o Espírito Santo de Deus fará fluir alegria, sorriso, amizade para com os outros, amor, sinceridade, boa saúde, vigor, coragem tranqüila, boa-vontade e interesse pelo próximo, ao contrário do acanhamento ou encolhimento e o super-interesse por si mesmo.
Se você tiver o Espírito de Deus você será franco e simples, sem quaisquer falsas aparências.  Pois não será fingido, como acontece com a maioria das pessoas do mundo.  Você será natural e sem ostentações, honesto e sem artificialismo, puro de mente e de corpo.  Você será uma pessoa humilde e, em lugar da autoconfiança, terá a fé em Deus.
Sendo humilde, você terá A FÉ e o PODER DE DEUS.  Esse poder não tem limite.  E mediante essa fé que vem de Deus você será forte.
Não haverá fraqueza, mas uma grande força.  Você terá sabedoria e coragem.  Você terá tudo, cada recurso que necessite.
Você estará sempre pronto a dizer:  “eu não sei”, se for o caso.  Você estará sempre pronto a admitir o seu erro, confessando o seu engano, mudando de atitude quando corrigido.   Você estará pronto a aceitar a correção e a repro-vação, e a pensar sobre isso, não importando se será doloroso ou humilhante.  Você estudará com diligência em busca do caminho certo, procurando viver por ele.  Você estudará a Bíblia, e enfrentará todo obstáculo que apareça – toda dificuldade, problema ou preocupação – sem receio, com a fé completa de Deus, olhando para Ele em busca de sabedoria e conhecimento para que Ele o guie e liberte.
A atitude de um cristão
Este é o tipo de atitude de que você precisará.  Como cristão, você terá o desejo que outros também vivam uma vida abundante, até que alcancem o seu potencial pleno, ao cúmulo de suas capacidades.  Estará interessado no bem-estar deles.
Você procurará ajudar os outros da melhor maneira possível, nunca os magoando ou prejudicando.  Nunca se intrometerá, ditará normas, interferirá ou dará conselhos ou opiniões que não foram solicitados, nem falará mal de alguém, espalhando boatos.  Jamais sairá se lamentando, reclamando e murmurando sobre algo que lhes está tornando infeliz.
O seu desejo será sempre o de ajudar o próximo, para que se re-componha, através de uma palavra de ânimo, procurando pelo exemplo levantá-lo e inspirá-lo, dando conselho SOMENTE QUANDO É BEM RECEBIDO, e quando ele o desejar e estiver pronto a abrir a mente para recebê-lo.
Você se aferrará ao único objetivo da vida – o de herdar o reino de Deus, para ser realmente nascido de Deus na Sua verdadeira família.  Você perseguirá essa meta inexoravelmente com zelo e entusiasmo, força e energia, reanimado por uma ambição piedosa, com esperança e fé, vivendo por cada palavra de Deus.  Você obedecerá a autoridade da Bíblia, que você passará a considerar para tudo em sua vida.
Você vencerá a sua própria natureza humana e o mundo, resistindo a Satanás, aproximando-se sempre de Deus pelo estudo diário e constante da Bíblia, pela oração e eventualmente, fazendo também jejum.
Essa é a vida cristã.  A vida feliz e abundante.
Dependendo de você, ela será sua.  Desde que demonstre o desejo de confessar os seus pecados a Deus, arrependendo-se de ter quebrantado as Suas leis.   Ela será sua se você realmente deseja FAZER o que Ele manda.  Que Deus lhe ajude a compreender tão preciosa verdade.  ƒb

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

ESTRÉIA - PROGRAMA VEM - 06/02/2021 - SÁBADO - 17:10.

  REALIZAÇÃO E APOIO E  MINISTÉRIO VEM BRUSQUE SC