segunda-feira, 14 de novembro de 2011

VENCENDO A ANSIEDADE COM A PERSPECTIVA DO REINO



 
(Mt. 6.25-34)
Nos dias de hoje existe um mal que tem sido um transtorno pra muita gente: "A DEPRESSÃO" a cada dia que passa tem aumentado o número de pessoas DEPRESSIVAS, nas farmácias os ANTIDEPRESSIVOS têm sido os campeões de venda. Muita gente tem sido vítima desse mal que começa com uma leve ansiedade e com o tempo vai aumentando, atingindo vários estágios, até chegar a um terrível estado de depressão.
Nós cristãos temos a sorte de termos conosco a Bíblia Sagrada na qual Jesus, o maior dos psicólogos já nos deixa ensinamentos nos quais podemos nos embasar para fugirmos da ansiedade e conseqüentemente da depressão.
1º Jesus nos mostra as quatro principais preocupações do ser humano:
-a vida
-a subsistência
-a vaidade
-o tempo
QUANTO A VIDA (v25a)  - Jesus sabe que na mente do homem há uma constante preocupação quanto a sua própria vida, Ele também sabe que toda preocupação do homem com a sua vida é vã, pois, o controle não é do homem, mas de Deus (v27).
QUANTO A SUBSISTÊNCIA (v25b)- todos nós temos a necessidade física de alimento, porém Jesus sabe que a maioria dos homens tem a ganância de querer juntar mais do que o que pode comer... ver: Ex. 16.11-21;  essa preocupação excessiva com o acúmulo de provisão é que tem gerado nas pessoas uma grande ansiedade e as tem levado a desperdiçar a maior parte da sua vida com o acúmulo de bens para garantir o futuro, futuro esse que o homem não sabe se terá, ou como será.
QUANTO A VAIDADE (v25C) - o Senhor também sabe que o ser humano precisa vestir-se, mas, procurara advertir quanto a preocupação demasiada com a aparência, pois, isso gera vaidade e leva as pessoas a quererem cada vez mais ter roupas caras, sapatos caros, relógios caros, etc... Quando isso acontece, essas pessoas ficam orgulhosas e geralmente se esquecem do amor ao próximo e a Deus.    Rm. 8.20; Ef. 4.17
QUANTO AO TEMPO (v34a) - O tempo sempre foi um grande problema na vida do homem, pois, o homem nunca conseguiu controlá-lo, apesar de desejar muito ter o controle do tempo o homem jamais terá; Lc. 12.25,26... No administrar do tempo gastamos tempo demais com algumas coisas, no entanto, nos falta tempo pra outras, apesar da Bíblia nos afirmar que a tempo para tudo; Ec. 3.1-8.
2º Jesus nos ensina como fugir dessas preocupações.
- Mostrando o real sentido da vida e do corpo (v 25d)
Jesus nos mostra que a nossa vida é mais importante do que qualquer alimento perecível, pois, a nossa vida, como bons cristãos, é de deus e a teremos eternamente com Ele, já o alimento perecerá. E o nosso corpo é muito mais importante do que as vestes, pois o nosso corpo é habitação de Deus, enquanto que a roupa é só o invólucro do corpo.
-Mostrando o nosso real valor (Vv 26,30)
Jesus nos ensina que temos um grande valor para Deus, comparando-nos com as aves e com algumas plantas para que não sejamos movidos pela ganância ou frustração a gerar em nós um complexo de inferioridade a ponto de achar que Deus se esquecera de nós. (Sl. 27.10)
- Mostrando que Ele sabe de todas as nossas necessidades (Vv 31,32)
Jesus nos ensina que Deus sabe o que precisamos e que devemos confiar plenamente nEle, pois se o conhecemos e Ele é o nosso pastor, certamente nada nos faltará (Sl. 23.1)
- Ensinando-nos a sermos espirituais e buscarmos verdadeiramente o que é eterno. (v 33)
Jesus nos ensina que só seremos plenamente satisfeitos quando aprendermos a valorizar o que tem peso eterno, peso de glória, então quando entendermos isso, seremos mais que felizes, não haverá lugar para ansiedade ou depressão!!!
Romanos 8.18Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada.
II Corintios 4:17 Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um peso eterno de glória mui excelente;
CONC: Se verdadeiramente somos cristãos e temos Jesus como nosso mestre, aprendamos com Ele a vivermos felizes, ou mais que felizes, deixando para trás o cuidado com as coisas perecíveis e alegrando-nos com o reino de Deus que chegou até nós e chegará a muitos outros, dando-nos a certeza de salvação e de vida eterna!!!!
Deus abençoe a todos!
Pr. Roberto Basílio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

ESTRÉIA - PROGRAMA VEM - 06/02/2021 - SÁBADO - 17:10.

  REALIZAÇÃO E APOIO E  MINISTÉRIO VEM BRUSQUE SC