segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

COMPREENDENDO A BONDADE DE DEUS



A BASE DA NOSSA FÉ
Pode parece um assunto bastante simples, mas quando começamos a estudar o que a Bíblia tem a dizer sobre a bondade de Deus, vamos perceber que é um tema que aparece de Gênesis a Apocalipse.
Por que você acha que a Bíblia – de capa a capa, Velho e Novo Testamento – enfatiza tão fortemente a verdade simples de que Deus é bom?
Porque esta verdade é simplesmente a BASE da NOSSA FÉ Nele. Quanto mais conhecemos a bondade de Deus, mais confiamos Nele, e mais fácil se torna colocar nossas vidas em Suas mãos. E somente colocando a vida nas mãos Dele, vamos abrir o caminho para que Ele nos salve, abençoe e trabalhe em nós, para que Sua maravilhosa vontade seja feita na Terra como no céu.
Você vai perceber que, quanto mais aprendermos sobre a bondade de Deus, mais milagres e curas vão acontecer na igreja. À medida que as pessoas compreendem que Deus é bom, elas vão achar mais fácil confiar Nele. E é esta fé que vai nos capacitar a nos abrirmos ao poder curador de Deus.
Quando virmos na Palavra que o “nosso Pai se agradou em nos dar o seu reino”, (Lucas 12:32) e também que “nenhum bem ELE sonega aos que andam retamente” (Salmo 84:11), vão perceber então que Deus é por eles e não contra eles.
Deus não está querendo manter você longe da cura, mas, porque Ele ama fazer o bem, Ele está desejoso de ajudar você. Dessa maneira, você pode descansar e pela fé receber aquilo que de Deus você precisa.

Minha oração é que isso aconteça com você. Tudo o que você precisa é desta revelação da bondade de Deus. Muitos ainda não deram o primeiro passo da jornada da fé que é receber a Jesus como Senhor e Salvador. Ouvem falar dele, e até mesmo acreditam no que ouvem, mas não fazem nada a respeito.
Se esse é o seu caso, você não está sozinho. Muita gente, inclusive gente que vai à igreja está hoje nesta condição. Conhecem a respeito de Jesus, mas não têm um relacionamento vivo com Ele.
Eu só consigo pensar em um motivo por que alguém não quer fazer de Jesus o seu Senhor, por que alguém sente medo de entregar sua vida a Ele.
Porque não sabe quão bom Ele é. Eles sentem medo de que, ao entregarem suas vidas a Ele, Ele as prive de coisas que eles querem e precisam. O medo deixa essa gente com o pé atrás, porque eles não sabem que Deus quer o melhor para eles. Eles não compreendem o simples fato de que Deus é um Deus bom.

Se você está nesta condição, eu creio que o vamos falar hoje vai trazer confiança ao seu coração e te dar a coragem e certeza que você precisa para dar um passo de fé e render sua vida a Ele.
Ou quem sabe, você já é crente há muitos anos. Graças a Deus por isso! Mas, será que você não quer ir mais longe em sua caminhada com Ele? Você não gostaria de ser mais ousado em sua fé?
Pense naqueles momentos que Deus te chama a fazer algo novo, a mudar algo em sua vida. Tal como Pedro, você ouve a voz do mestre chamando você por sobre as águas da vida para levar você a um outro nível Nele. E você o ouve dizer: VEM! Você até queria colocar o pé para fora da sua zona de conforto e andar por sobre as águas, mas não o fez. O medo paralisou você. Você olhou para o vento e as ondas das circunstâncias a sua volta. Ficou tímido e sentou no barco.

Se isso é verdade, não se sinta condenado. Ao invés, deixe que a verdade comece a fortalecer a sua fé. Conheça mais a respeito da bondade de Deus. Alimente seu coração com esta bondade até que sua confiança cresça, e você tenha absoluta certeza de que pode confiar Nele, não apenas para a sua salvação eterna, mas também para todo e qualquer aspecto da sua vida aqui
Enquanto você não estabelecer o fato de que Deus é bom e você pode confiar a sua vida a Ele, sua fé nunca será grande, porque você sempre vai se retrair com MEDO. Mas quando o seu espírito se agarrar à bondade de Deus, você vai ter total certeza de que Ele jamais vai abandonar você. Enquanto você o seguir, Ele sempre estará lá – amando, ajudando e abençoando você.
Se Ele pedir, você vai ser corajoso o suficiente para andar sobre as águas, porque você sabe que a Sua bondade vai amparar você e manter você flutuando.
Deus não é Deus de confusão!
Infelizmente a religião tradicional programou as pessoas a crerem que não podem confiar na bondade de Deus. Há inclusive pregadores que dizem que Deus dá a você coisas como doença e pobreza a fim de abençoar sua vida.Mas isso não passa de tradição religiosa e é totalmente contrário à Palavra de Deus. Deus não está confuso em relação ao bem e o mal.
Em Deuteronômio 28, você pode ler as bênçãos e as maldições descritas à nação de Israel. Ele resume as bênçãos nos versos de 11 a 13:
11 O SENHOR te dará abundância de bens no fruto do teu ventre, no fruto dos teus animais e no fruto do teu solo, na terra que o SENHOR, sob juramento a teus pais, prometeu dar-te.
12 O SENHOR te abrirá o seu bom tesouro, o céu, para dar chuva à tua terra no seu tempo e para abençoar toda obra das tuas mãos; emprestarás a muitas gentes, porém tu não tomarás emprestado.
13 O SENHOR te porá por cabeça e não por cauda; e só estarás em cima e não debaixo, se obedeceres aos mandamentos do SENHOR, teu Deus, que hoje te ordeno, para os guardar e cumprir.
É claro que Deus imaginava o que é bom para nós e o que não é. Ele sabe que é bom quando temos mais do que a provisão suficiente para nossas vidas. Ele sabe que é bom quando nossos filhos são abençoados e nós estamos fisicamente saudáveis e tranqüilos.
Por outro lado, Ele também sabe que é ruim para nós ficarmos doentes, com escassez, atemorizados e oprimidos. Na verdade a palavra hebraica “shalom”, que o Senhor usa frequentemente para abençoar seu povo significa inteireza ou totalidade em sua vida – espírito alma e corpo. Significa que nada está faltando e tudo está funcionando bem, nada está defeituoso ou quebrado.
Deus sabe que é assim que tem que ser – não apenas para alguns poucos, mas para todo o seu povo.
Salmo 145:9 diz, “O SENHOR é bom para todos”. Isso é maravilhoso! Mas, se você pensa que todo mundo vibra quando ouve esta verdade de que Deus é bom, engana-se. Freqüentemente esta mensagem deixa os religiosos chateados.
Quando, nos anos 40, Oral Roberts, um pastor norte americano começou a pregar sobre a bondade de Deus, até mesmo gente da sua própria denominação começou a criticá-lo. Eles diziam que era muito bom para ser verdade. Uma vez ele está pregando numa cruzada naquelas tendas e o pastor da maior igreja daquela área foi à Radio local e alertou às pessoas a ficarem longe daqueles cultos. É claro que isso não impediu que as pessoas fossem.
No final das contas, cerca de 10.000 pessoas encheram aquelas reuniões. As pessoas se identificaram imediatamente com a mensagem pregada de que Deus é bom e quer fazer coisas boas a elas. Eles perceberam que isso era bíblico e resolveram crer nesta verdade. E o resultado foi que muito foram salvos, curados e libertos.
A Chave para a coragem de Davi. Quando eu penso em alguém na Bíblia que entendia bem a bondade de Deus, quem vem sempre à minha mente é Davi. Deus o chama um homem segundo o Seu coração.
Davi era um jovem pastor que cuidava de suas ovelhas nas colinas de Israel. Davi cultivou um relacionamento com Deus e, por isso, veio a conhecer a Sua natureza. Ele sabia que Deus era um Deus amoroso, bom, benigno e paciente. David sabia que Deus estava cuidando dele, provendo para ele e livrando-o do perigo.
E foi a partir desta revelação que ele escreveu o Salmo 23. Que salmo maravilhoso e que visão tremenda da bondade de Deus ele nos mostra. Talvez você já tenha citado este salmo religiosamente por anos. Talvez você pense que ele se refere ao cuidado que Deus terá conosco quando chegarmos ao céu. Mas este salmo revela o que Deus quer fazer por nós aqui na terra – onde temos que lidar com um inimigo, o diabo.
Com isso em mente, vamos ler o Salmo 23, e deixe ele falar ao seu coração de uma maneira nova sobre a bondade e o amor que Deus deseja derramar sobre você:
1 O SENHOR é o meu pastor; nada me faltará.
2 Ele me faz repousar em pastos verdejantes. Leva-me para junto das águas de descanso;
3 refrigera-me a alma. Guia-me pelas veredas da justiça (não por mérito meu, mas) por amor do seu nome.
4 Ainda que eu ande pelo vale (profundo e sem luz) da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo; a tua vara (para proteger) e o teu cajado (para guiar) me consolam.
5 Preparas-me uma mesa na presença dos meus adversários, unges-me a cabeça com óleo; o meu cálice transborda.
6 Bondade e misericórdia certamente me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na Casa do SENHOR (e em Sua presença) para todo o sempre.
Quanto mais você compreende a verdade destas palavras, mais você vai se tornar capaz de confiar em Deus em cada situação da sua vida. Sua confiança nele vai tornar você intrépido, enquanto outros estão com medo.
Foi isso que aconteceu com Davi. A revelação do Salmo 23 o encheu de fé em Deus. Fez dele alguém corajoso e ousado em situações perigosas.
Mais tarde em sua vida, quando todo mundo em Israel estava com medo do gigante Golias, Davi foi o único com coragem suficiente para desafiá-lo.
O que estava por trás desta grande coragem? Davi revela isso em 1 Samuel 17:37, quando Ele diz, “O SENHOR me livrou das garras do leão e das do urso; ele me livrará das mãos deste filisteu”.

Davi não apenas conhecia a bondade de Deus, ele viu essa bondade operando em sua vida. Ele viu as vitórias que a bondade de Deus ganhou para ele. E só o pensar nisso tornava Davi um homem ousado.
E assim também será conosco. Quanto mais compreendermos a bondade de Deus e quanto mais vermos esta bondade operando em nossas vidas, mais vitórias teremos para nos lembrar. Então vamos perceber: Deus já me trouxe até aqui. Ele não vai me deixar sozinho agora!
Deus é bom! E Ele deseja abençoar você e satisfazer os desejos do seu coração. Eu sei que parece bom demais para ser verdade. Mas se você parar para pensar, Jesus também parece muito bom para ser verdade. O fato de Deus te-lo mandado para pagar o preço por todos os nossos pecados, o fato de Ele ter morrido para que você e eu pudéssemos viver pela simples fé nele parece muito bom para ser verdade. Mas é VERDADE!

Leia comigo Romanos 8.32
32 Aquele que não poupou o seu próprio Filho, antes, por todos nós o entregou, porventura, não nos dará graciosamente com ele todas as coisas?
33 Quem intentará acusação contra os eleitos de Deus? É Deus quem os justifica.
34 Quem os condenará? É Cristo Jesus quem morreu ou, antes, quem ressuscitou, o qual está à direita de Deus e também intercede por nós.
35 Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada?
36 Como está escrito: Por amor de ti, somos entregues à morte o dia todo, fomos considerados como ovelhas para o matadouro.
37 Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou.
38 Porque eu estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem os poderes,
39 nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.
Onde você vai estar daqui a um ano?
Se você não começar a crer para ver a bondade do Senhor na terra dos viventes, você vai estar exatamente no mesmo ponto que está agora, ou pior.
O diabo continua em sua função de sempre roubar, matar e destruir. Mas se você resolver descobrir o que a Bíblia diz sobre a bondade do Senhor e ousar acreditar nesta verdade, você vai var coisas maravilhosas acontecendo. Sua vida vai imediatamente começar a ficar melhor. Daqui a um ano, você vai ver a bondade do Senhor não apenas nas páginas da Bíblia, mas envolvendo a sua vida cada dia que você viver.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

ESTRÉIA - PROGRAMA VEM - 06/02/2021 - SÁBADO - 17:10.

  REALIZAÇÃO E APOIO E  MINISTÉRIO VEM BRUSQUE SC