quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

O futuro é hoje!



Por: Clayton Freire
Comunidade Evangélica Filadélfia - Alfenas - MG
clayton.freire@ig.com.br
 


O que você pensa sobre o futuro? Que peso essa palavra tem em relação as coisas que para você são importantes e onde ela se encaixa? O que podemos falar sobre o futuro? como começa? quando, onde, qual a idade ideal para pensar no futuro?

Eu creio que Deus quer orientar você que ainda é jovem e com certeza tem desejos, sonhos, e as vezes até perde o sono pensando nesse futuro incerto, saiba que o nosso Deus se importa com você e quer participar deste sonho!!

Se você pesquisar no dicionário Aurélio vai descobrir que a palavra futuro significa “ tempo que há de vir”, uma palavra fácil de explicar mas difícil de conciliar com o hoje. Quando somos crianças as pessoas perguntavam assim: - O que você vai ser quando crescer? Normalmente, as crianças se espelham nos pais e desejam seguir a mesma carreira ou sonham com profissões tidas como heróicas, a exemplo os Bombeiros e policiais militares.

Aí nós vamos crescendo, passamos pela infância, adolescência, chegamos a juventude e nos deparamos com um grande desafio à nossa frente: ser alguém na vida; conquistar espaço nesse mercado competitivo. E é exatamente na juventude que começamos a enxergar e analisar o futuro de uma forma diferente, parece que agora a palavra futuro soa diferente nos meus ouvidos, antes parecia algo distante e eu não precisava me preocupar, mas agora a pressão é tão grande que eu não sei nem o que fazer, MEU DEUS SOCORRO!!

O fato é que a maioria dos jovens pensam que o futuro vai ser decidido no amanhã, é um tal de depois eu penso nisso! Isso é coisa pro futuro! Carreira profissional? Estabilidade econômica? Casamento? Tudo isso fica pro futuro, amanhã eu decido!

E é exatamente aí que mora o perigo, o futuro não é amanhã, é HOJE! É AGORA! Todo o seu futuro depende do que você decidir hoje, queira você ou não, mais cedo ou mais tarde vai se deparar com a necessidade de enfrentar o futuro. Nós podemos a luz da Bíblia encontrar ensinamentos que possam nos ajudar a enfrentar esse desafio chamado futuro, não olhando para o que o mundo ensina com princípio de vida próspera, mas olhando para a Palavra de Deus e mais que isso, pedindo direção de Deus sobre a vontade dEle na sua vida, ou seja, alinhar a Vontade de Deus com a sua. A Bíblia diz em Isaias 1.19 “ Se quiserdes, e ouvirdes, comereis o bem desta terra”.
Existem várias coisas que impedem uma pessoa de obter um futuro abençoado e próspero, eu quero me deter em quatro razões que percebo ser as principais que frustram ou impedem os jovens de viver um futuro abençoado.

1º NEGATIVISMO:

Pessoas negativas raramente conseguem viver um futuro abençoado, elas olham para as dificuldades e se entregam; escutam as previsões e se rendem; vêem a derrota do próximo e desistem antes mesmo de começar, absorvem tudo o que o outro diz e torna real na sua vida.

Você? Faculdade? Larga de ser sonhador! acorda! Olha a situação financeira da sua família! Ensino médio para você está bom demais!! Eu quero dizer para você que é jovem: você tem duas opções nessa vida: “ viver o que os outros pensam a seu respeito” ou “ viver o que Deus pensa, o que Deus quer que você viva!” a escolha é sua!

Se você conhece a história de Jabez descrita em I Crõnicas 4.9, vai concordar que ele decidiu viver o que Deus tinha pra ele, haja visto que a previsão dos homens era de derrota. Como alguém com um nome desse vai ser alguém na vida? O nome naquela época representava quem a pessoa era ou viria a ser, e Jabez significa dor, causador de dores,seco, sequidão. Mas Jabes não ficou se lamentando pelos cantos dizendo ser um coitado, pelo contrário, ele buscou a Deus e acreditou que Deus tinha planos melhores para sua vida, então ele orou a Deus de uma forma intensa pedindo que o Senhor o abençoasse muito, que alargasse as suas fronteiras, que a mão do Senhor fosse com ele e que o livrasse de todo mal. A Bíblia diz que Jabez foi mais ilustre que seus irmãos, tudo isso porque Deus é fiel!! Jabez tomou uma posição diante da situação.

2º PREGUIÇA: ai, ai, ai, isso é terrível!

Que futuro terá uma pessoa preguiçosa? O moço tem 18,19 anos e ainda não começou a trabalhar, como é que poderá vencer na vida agindo assim? Se perguntam pra ele sobre o futuro a resposta está na ponta da língua:TÔ ESPERANDO EM DEUS!

Mas não tem ânimo pra nada!

- Não limpa nem o quintal de casa,
- não ajuda em casa porque é homem (machão),
- não trabalha fora porque se sente jovem demais,
- não lava nem a meia que usa.
Mas quando chega sábado á noite ele quer se apresentar bonitão pra ela, olha no guarda-roupa e não acha a calça que mais gosta ou ela não acha aquela blusinha que combina com a calça e então coitada da mãe que sofre.
Namorar eles querem! Falam até em constituir família, de que jeito?

Eu fico pensando que futuro uma moça espera viver, casando com um moço preguiçoso, a preguiça destrói as possibilidades que existem para você viver uma vida abençoada e feliz. Por isso, jovem, procure uma oportunidade para aprender uma profissão, comece por baixo, saiba que Deus está no controle de todas as coisas e no momento certo te honrará nesta terra.

3º FALTA DE VISÃO: visão diminuída ou distorcida.

Se perguntam para ele o que vai fazer na faculdade ele nunca sabe. Tá na mão de Deus!! O futuro a Deus pertence! Qualquer coisa ta bom! O que vier é lucro! O jovem assim ainda não entendeu que o futuro é o resultado de tudo que ele fizer hoje!

Está trabalhando, mas é um empregado relógio, limitado, entra às 08 horas, chega faltando um minuto para as oito; sai ás 18 horas, 17:50 já está de frente para o relógio de ponto, e o supervisor de olho nele. Passa pelo corredor da firma vê um papel no chão e não apanha, “não é minha função”, não sou da faxina! Aí surge uma vaga para subir de cargo, o supervisor olha pra ele e diz: ihh! Esse não! É limitado, preciso de alguém mais dinâmico.

Quer casar, mas não sabe nem quanto custa um terreno, não planeja o futuro, gasta todo o salário com tênis de marca e sanduíche. E agora? Onde vou morar? E os móveis? Ele percebe que o futuro chegou.

Os amigos precisam fazer vaquinha para pagar o civil;
O terno, se o padrinho não alugar???
A aliança, ele derreteu o anel da namorada que ganhou quando fez 15 anos!
Pra não ficar na rua, a mãe fica com pena e cede aquele quartinho no fundo da casa! A Bíblia diz em Gn 2:24 “ deixará o homem o seu pai e a sua mãe e se unirá a sua mulher e serão ambos uma carne”
Planeje o seu futuro, veja o exemplo da rainha Ester, de Neemias, eles trabalharam, planejaram, confiaram em Deus e foram vitoriosos.

4º FALTA DE FÉ: Não crê que Deus reverte qualquer situação!

É Deus que opera em nós o querer quanto o efetuar. Se Jabez tivesse atentado para o que o povo dizia, certamente teria sido mais um derrotado, mas ele creu, tomou posse pela fé que o milagre aconteceria, que ele seria honrado naquela terra, ele creu que Deus era poderoso para responder uma oração feita com intensidade e fé:

abençoa-me muitíssimo; alarga as minhas fronteiras; seja comigo a tua mão e livra-me de todo mal.

O livro de Juízes capitulo 11 relata a história de um homem chamado Jefté, filho de uma prostituta, rejeitado, um criminoso, mas Deus mudou a sua sorte, de bandido a herói nacional, de bandoleiro a juíz em Israel. Raabe passou de prostituta para a galeria da fé em Hebreus 11:31.

Tudo isso porque Deus não vê como vê o homem. Deus vê o coração, o homem vê o exterior. Por isso, jovens, sonhem, planejem, trabalhem, creiam que o Deus do presente, garante o futuro. E lembre-se: O FUTURO É HOJE!!
Graça e Paz a todos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

ESTRÉIA - PROGRAMA VEM - 06/02/2021 - SÁBADO - 17:10.

  REALIZAÇÃO E APOIO E  MINISTÉRIO VEM BRUSQUE SC