segunda-feira, 30 de abril de 2012

A Fé segundo Eliseu





 

2 Reis 7
1 Então disse Eliseu: Ouvi a palavra do SENHOR; assim diz o SENHOR: Amanhã, quase a este tempo, haverá uma medida de farinha por um ciclo, e duas medidas de cevada por um ciclo, à porta de Samaria.
2 Porém um senhor, em cuja mão o rei se encostava, respondeu ao homem de Deus e disse: Eis que ainda que o SENHOR fizesse janelas no céu, poder-se-ia fazer isso? E ele disse: Eis que o verás com os teus olhos, porém disso não comerás.
3 ¶ E quatro homens leprosos estavam à entrada da porta, os quais disseram uns aos outros: Para que estaremos nós aqui até morrermos?
4 Se dissermos: Entremos na cidade, há fome na cidade, e morreremos aí; e se ficarmos aqui, também morreremos. Vamos nós, pois, agora, e passemos para o arraial dos sírios; se nos deixarem viver, viveremos, e se nos matarem, tão-somente morreremos.
5 E levantaram-se ao crepúsculo, para irem ao arraial dos sírios; e, chegando à entrada do arraial dos sírios, eis que não havia ali ninguém.
6 Porque o Senhor fizera ouvir no arraial dos sírios ruído de carros e ruído de cavalos, como o ruído de um grande exército; de maneira que disseram uns aos outros: Eis que o rei de Israel alugou contra nós os reis dos heteus e os reis dos egípcios, para virem contra nós.
7 Por isso se levantaram, e fugiram no crepúsculo, e deixaram as suas tendas, os seus cavalos, os seus jumentos e o arraial como estava; e fugiram para salvarem a sua vida.
8 Chegando, pois, estes leprosos à entrada do arraial, entraram numa tenda, e comeram, beberam e tomaram dali prata, ouro e roupas, e foram e os esconderam; então voltaram, e entraram em outra tenda, e dali também tomaram alguma coisa e a esconderam.
9 Então disseram uns para os outros: Não fazemos bem; este dia é dia de boas novas, e nos calamos; se esperarmos até à luz da manhã, algum mal nos sobrevirá; por isso agora vamos, e o anunciaremos à casa do rei.
10 Vieram, pois, e bradaram aos porteiros da cidade, e lhes anunciaram, dizendo: Fomos ao arraial dos sírios e eis que lá não havia ninguém, nem voz de homem, porém só cavalos atados, jumentos atados, e as tendas como estavam.
11 E chamaram os porteiros, e o anunciaram dentro da casa do rei.
12¶ E o rei se levantou de noite, e disse a seus servos: Agora vos farei saber o que é que os sírios nos fizeram; bem sabem eles que esfaimados estamos, pelo que saíram do arraial, a esconder-se pelo campo, dizendo: Quando saírem da cidade, então os tomaremos vivos, e entraremos na cidade.
13 Então um dos seus servos respondeu e disse: Tomem-se, pois, cinco dos cavalos que restam aqui dentro (eis que são como toda a multidão dos israelitas que ficaram aqui; e eis que são como toda a multidão dos israelitas que já pereceram) e enviemo-los, e vejamos.
14 Tomaram, pois, dois cavalos de carro; e o rei os enviou com mensageiros após o exército dos sírios, dizendo: Ide, e vede.
15 E foram após eles até ao Jordão, e eis que todo o caminho estava cheio de roupas e de aviamentos que os sírios, apressando-se, lançaram fora; e voltaram os mensageiros e o anunciaram ao rei.
16 Então saiu o povo, e saqueou o arraial dos sírios; e havia uma medida de farinha por um siclo, e duas medidas de cevada por um ciclo, conforme a palavra do SENHOR.


- Vemos nesta passagem bíblica, um povo eleito de Deus; que por causa do pecado passaram por uma grande crise, cercados pelo exercito inimigo que sitiou a cidade, os sufocando na fome. E o tempo ia se passando; a fome aumentava e a crise piorava ao ponto de restar uma cabeça de jumento, e fezes de pombo para alimentação de muitos.

E com isso na medida que se aumentava a crise; a fé do povo ia se acabando. Agora eu te pergunto: Que fé é esta que é regida pelas circunstâncias? Se tudo está bem eu tenho fé, se piora a fé acaba. Isso não é fé!


Hebreus 11:1-2 | 1.Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se vêem.
Que dizer que: não vejo nada favorável, a fé continua firme e trás a visão da solução do problema.

- VAMOS VER UM EXEMPLO DE FÉ , NESTE CONTEXTO BIBLICO: A FÉ DE ELISEU.

O profeta Eliseu estava vivendo a mesma crise, e ainda ameaçado pelo rei . Mas a fé dele era tão grande ;porque ele acreditou no que o Senhor falou no seu ouvido , para ele profetizar ao seu ameaçador.

Observe no versículo abaixo:


2 Reis 1 Então disse Eliseu: Ouvi a palavra do SENHOR; assim diz o SENHOR: Amanhã, quase a este tempo, haverá uma medida de farinha por um ciclo, e duas medidas de cevada por um ciclo, à porta de Samaria.

Deus falou; e ele creu e profetizou aquilo que ele acreditou, ainda que as circunstâncias não estavam nada favorável.
A fé de Eliseu foi inspirada pela palavra que ele recebeu diretamente de Deus, e ele ouviu e creu em de Deus, pois diz em Romanos 10:17 - "A fé vem pelo ouvir e o ouvir pela Palavra de Deus.

Mais não é somente por ouvir e crer; precisa de algumas coisas a mais para ela entrar em funcionamento no mundo espiritual:
“Porque em verdade vos digo que qualquer que disser a este monte: Ergue-te e lança-te no mar e não duvidar em seu coração, mas crer que se fará aquilo que diz, tudo o que disser lhe será feito. Marcos 11.23” .

Aquele que ouve tem que crer naquilo que ouviu, e quem creu logicamente é porque não duvidou, e quem não duvidou, ele professou a palavra que ele creu.


Foi assim que Eliseu fez: ele ouviu, creu, e falou. Que AMANHÃ como disse o Senhor, teria uma grande abundância de alimentos. E note que estava tudo desfavorável ao que ele profetizou, porém a fé dele não era baseada em circunstâncias favoráveis.

O que Deus mandou ele profetizar para o rei ,era tão absurdo que o capitão do rei duvidou e disse: Porém um senhor, em cuja mão o rei se encostava, respondeu ao homem de Deus e disse: Eis que ainda que o SENHOR fizesse janelas no céu, poder-se-ia fazer isso? E ele disse: Eis que o verás com os teus olhos, porém disso não comerás.

Voçê neste momento está lendo esta palavra, crer no livramento de Deus, ou seguirá os passos incrédulos do homem que seguia o rei?Então profetize mesmo que pareça absurdo. Fala para o seu monte, ou o médico, sua dívida, sua dificuldade, seus adversos, fala para eles que:

-AMANHÃ por está mesma hora, o Senhor desfará a seu problema em vários pedaçinhos fácil para você poder resolvê-lo de uma maneira mais compreensiva. EM NOME DO DEUS TODO PODEROSO!


Lembre-se que a fé em Jesus não vai acabando na medida em que o problema vai querendo te engolir!

Obs : Na medida em que passava o tempo,o problema se agravava a ponto de uma mãe por causa da fome cozinhar o seu filho para se alimentar. Imaginou a situação? Terrível!


Mas, a fé de Eliseu não diminuiu por isso, ela aumentou mais, pois quanto maior foi as contradições em relação a vitória, ele creu na palavra de Deus ,e alcançou o limiar, e sua fé sobressaiu a crise, o fazendo ser ousado e profetizar para o rei que: o amanhã, Deus estava entrando com a providência de uma grande queima de estoque de alimento, na porta de samaria. Justamente onde os inimigos estavam vigiando para que ninguém saísse ou entrasse, e aonde o homem do rei duvidou.


Analise que no dia anterior o povo estava comendo fezes de pombo e cabeça de jumento, e até criança por causa do cerco inimigo. Agora vem um profeta e diz que amanhã (a virada de outro dia, no dia seguinte), Deus daria abundância de alimento. Isso é coisa para Deus!

E por causa da fé de um homem que proferiu tais palavras, aconteceu! O povo fez festa, e a queima de estoque aconteceu devido a abundância de alimento que os inimigos deixaram quando fugiam da confusão provocado por Deus, usando quatros leprosos.

Os inimigos fugiram e deixaram os despojos: roupas, comidas em excesso para trás. Afinal os Siros tinham um grande exercito e possuíam muitas coisas em seus arraias.


-Quanto maior o inimigo, quando Deus o derrotar;maior será os despojos, e a vitória! Então:


- Foi arrumar um emprego e a fila de concorrentes era muito grande que quase te engoliu?


Volte amanhã que Deus quebrou esta concorrência pelo pode da palavra dele, e pela sua fé em crer e sair em busca da vitória.


- O médico disse que é impossível?
Volte amanhã, que o que era impossível a sua?

Deus fará ser possível! Para te abençoar.


- A justiça diz que você já perdeu esta causa?

O amanhã de Deus fará que os badalos dos leprosos(incapacitados), façam o som de grande estrondo para confundir os que se dizem vencedores de causa.


- O traficante diz que a vida de um querido seu está na ponta da bala?

O amanhã de Deus mostrará que a última palavra é de Deus!


E se você precisar do milagre HOJE, tem uma resposta para você da parte de Deus:

Vai, e como creste te seja feito. E naquela mesma.......( hora o seu criado sarou)." Mat. 8:13.

SOMENTE LEIA ATENTAMENTE OU OUÇA A PALAVRA NA MEDIDA QUE ESTIVER LENDO, CREIA E PROFESSE OU MELHOR PROFETIZE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

ESTRÉIA - PROGRAMA VEM - 06/02/2021 - SÁBADO - 17:10.

  REALIZAÇÃO E APOIO E  MINISTÉRIO VEM BRUSQUE SC