quarta-feira, 30 de março de 2016

O que vou fazer no céu?



Introdução: Tenho certeza que quando se fala em céu, você logo pensa em uma multidão de pessoas de branco cantando. Não é verdade? Eu também. Mas teria algo mais para fazer no céu? Qual seria nossa ocupação durante toda a eternidade? Creio que só saberemos plenamente quando estivermos lá. De uma coisa tenho certeza, que o céu não é um lugar monótono. Teremos muita atividade lá.
O Apocalipse descreve algumas cenas vistas pelo apóstolo João dos remidos em ações específicas e baseado nestas ações, vamos estudar o que poderíamos fazer quando chegar ao céu. Baseado nestas informações poderemos saber se estamos nos preparando para ir morar no céu.
Você está preparado para ir pro céu?
Vamos estudar o que o Apocalipse fala sobre isso:
• LOUVAR: Apocalipse 5.9,10
A primeira coisa que faremos no céu é louvar a Deus.
Imagine passar a eternidade cantando. Isso prova que o céu é um lugar de alegria. Há pessoas que cantam o dia inteiro enquanto trabalham. Quem não gosta de louvor não está preparado para morar no céu.
Por isso precisamos aprender muitos hinos e cânticos para passar a eternidade cantando. Lógico que isso é subjetivo! Ninguém sabe o que cantaremos lá, pois entoaremos um novo cântico do cordeiro.
Você tem louvado a Deus?
Louve ao Senhor como um cidadão do céu!
• ADORARApocalipse 5.12,13
Além de louvar vamos também Adorar. Mas, não é a mesma coisa? Não. Adorar é se prostrar diante de Deus em total submissão. Como súditos que se dobram diante de seu rei, assim nos renderemos totalmente ao Senhor Jesus.
Precisamos buscar uma vida de adoração a Deus. Render-nos de joelhos e confessar com os lábios que Jesus Cristo é o Senhor (Filipenses 2.9-11).
O louvor pode talvez enganar alguém, mas a adoração é direta para Deus que vê nosso coração e recebe nossa sincera entrega ao Senhor.
Você tem adorado a Deus?
Prostre-se diante do Senhor e o adore como seu Deus!
• REUNIRApocalipse 7.9,10
No céu acontecerá uma grande reunião de todos os salvos de todos os tempos. Será um número incontável de pessoas. Estaremos juntos para sempre. No céu ninguém vai ficar sozinho. Jesus disse que há uma só casa no céu [“na casa de meu Pai” SINGULAR (João 14.1)] e que nesta grande casa haverá muitos quartos [moradas].
Com isso aprendemos a importância de congregar (Hebreus 10.25). Quem não gosta de se reunir com os irmãos, talvez não esteja preparado para ir morar no céu onde dividiremos tudo em conjunto.
Você tem congregado?
É preciso aprender a conviver com os irmãos!
• SERVIRApocalipse 7.15; 22.3
Servir significa trabalhar e servo é o trabalhador.
No céu haverá serviço! Quem já deu uma festa sabe que antes, durante e depois há muito trabalho. Assim será na grande festa celestial. Teremos muito que fazer para servir a Deus.
Isso nos ensina que o céu não é lugar para preguiça. Todos servirão ao Senhor Jesus. Quem não gosta de servir ao próximo e não trabalha na Igreja não está se preparando para ir morar no céu. Enquanto o crente trabalha, não tem tempo para pecar.
Você tem servido ao seu próximo?
Exerça um ministério na obra de Deus!
• DESCANSARApocalipse 14.13
Quem trabalha tem direito a descanso. Como é bom descansar! No céu também vamos descansar dos problemas desta vida terrena. Lá não haverá dor, tristeza, doença nem indisposição ou cansaço.
Aqui na terra é lugar e tempo de lutar. No céu é lugar e tempo de receber nossa recompensa e descansar no Senhor. Não haverá medo ou ansiedade no céu, por isso todos serão bem dispostos.
Você tem descansado no Senhor?
Confie em Deus e descanse de suas preocupações!
• CEARApocalipse 19.9
Haverá uma grande Ceia no céu. Será a Bodas do Cordeiro. Um grande banquete preparado para festejar a chegada dos remidos. Como uma família que se reúne para comer juntos, Deus reunirá seus filhos para cear.
A Santa Ceia ou Ceia do Senhor é um símbolo desta reunião celestial. Cada vez que participamos da Ceia nos preparamos para ir morar no céu e anunciamos que Jesus morreu, ressuscitou e voltará (I Coríntios 11.25). A comunhão nos prepara para a vida eterna por que precisamos pedir perdão pelos pecados, reconciliar com os irmãos e santificar nossa vida.
Você tem participado da Ceia do Senhor?
Nunca perca a oportunidade de participar da Santa Ceia!
• REINARApocalipse 22.5
Todos os salvos receberão uma coroa no céu e reinarão junto com Cristo o Rei dos Reis.
Mesmo que você não tenha exercido alguma função de destaque nesta terra, lá no céu será um príncipe ou princesa juntamente com Jesus. Como Filhos de Deus teremos direito ao Reino dos Céus que Jesus tanto falou.
Um rei deve ter comportamento exemplar, então devemos ter testemunho de vida a exemplo de um príncipe e filho de Deus. Quando damos mal testemunho estamos perdendo a nossa coroa (Apocalipse 2.10).
Você tem buscado dar testemunho de vida?
Antes de qualquer palavra ou atitude lembre-se que você é um Filho de Deus e reinará no céu!
Prepare-se para ir morar no céu!
CONCLUSÃO:
Se você fosse se mudar para outro país, procuraria saber os costumes do lugar antes para se preparar para uma boa adaptação. Como cidadãos do céu, devemos nos preparar para viver a eternidade com Deus e fazer a Sua vontade.
Através destes verbos ‘louvar, adorar, reunir, servir, descansar, cear e reinar’ referindo-se aos salvos, pode-se entender o que faremos no céu.
Se nos lembrarmos destes verbos e procurar cumprir estas palavras estaremos nos preparando para a eternidade.
Você tem praticado estes verbos?
Procure viver aqui na terra como quem vai morar no céu!

segunda-feira, 21 de março de 2016

O QUE NÃO É SER UM PASTOR...




“vos darei pastores segundo o meu coração, os quais vos apascentarão com ciência e com inteligência”. Jeremias 3.15
Introdução: Vivemos em um tempo em que os valores invertidos da sociedade tem pressionado a igreja evangélica de forma que muitos princípios do protestantismo e principalmente do Evangelho estão sendo esquecidos.
Parece que para ser um homem ou mulher de Deus não bastam apenas ser honestos e fiéis, precisa-se de um currículo com competências exigidas pelas igrejas locais.
pastor-de-ovelhas
Como um verdadeiro pastor deve ser?
Vamos refletir o que não fazer para entender o que é correto no ministério pastoral:
1- Pastor não é ADMINISTRADOR DE EMPRESAS: Atos 6.1-4
A organização de nossas igrejas atualmente está cada vez mais parecida com uma empresa. Isso por um lado é muito bom porque as igrejas estão mais estruturadas e seguindo as leis, contudo isso não pode ser prioridade acima das vidas que precisam do evangelho.
A questão não é o fato das igrejas estarem legalmente organizadas e sim quem deve fazer isso. O pastor, por mais que seja o responsável principal pela documentação da igreja, não deve ser quem se ocupa com isso. Para isso é preciso uma equipe de pessoas que trabalhem nesta área administrativa de forma que o pastor não se desgaste com estas questões.
Os apóstolos elegeram os diáconos para serem estes administradores das ‘mesas’ e das necessidades da igreja para que os apóstolos se dedicassem exclusivamente “à oração e ao ministério da Palavra” (v.4).
Se você é pastor ou pastora ore a Deus que levante pessoas para te ajudar nas questões administrativas e se consagre a Deus para abençoar suas ovelhas. Se você é um membro da igreja colabore com seu pastor ou pastora minimizando problemas que podem ser resolvidos sem desgastar o homem ou mulher de Deus com pequenas coisas.
Pastor não é administrador e sim profeta de Deus!
2- Pastor não é um NEGOCIADOR DE CONFLITOS: II Coríntios 5.18,19
Algumas igrejas estão tão politizadas e divididas em grupos com perfis diferenciados que os pastores gastam muito tempo administrando conflitos entre os membros. Alguns pastores até se chamam de ‘apagadores de incêndio’, por causa de tantas crises presentes nas igrejas.
Com isso, o pastor fica limitado porque sabe que tem um assunto que ‘fulano’ não gosta. Se fizer tal coisa pode aborrecer a ‘ciclano’. Para corrigir alguém pode afetar toda sua família que também congrega na igreja. E lá se vai o pastor pisando em ovos…
Na verdade como homens e mulheres de Deus, quem recebe o ministério pastoral precisa ter liberdade para agir e falar sem receio de afetar quem quer que seja. A verdade serve para todos indistintamente.
Nossa missão como cristãos e como pastores é trazer reconciliação e perdão porque somos pacificadores como filhos de Deus (Mateus 5.8). Muitos problemas precisam de confrontação para ser resolvidos e quanto mais se evita pior fica. Mas o objetivo deve ser apaziguar e não provocar confusão.
Pastor deve ministrar perdão e concerto!
3- Pastor não é AMANSADOR DE DEMÔNIOS: Mateus 10.8
Existem situações na vida espiritual que descobrimos ser de origem diabólica e segundo a palavra de Deus devem ser duramente resistidos (Tiago 4.7). Para isso o líder deve estar em constante consagração através da oração e jejum para alcançar autoridade espiritual (Mateus 17.21).
O que acontece é que muitas pessoas não querem ser libertas e por isso não gostam de ouvir a verdade (João 8.32). Quando o pregador está falando não conseguem escutar (II Timóteo 4.4). Mas o pastor deve pregar com unção para libertação de vidas.
Existem situações de pecado que entram na igreja que devem ser resistidas através da oração repreendendo espíritos malignos que oprimem a igreja impedindo seu crescimento espiritual e numérico. Como autoridade espiritual sobre a igreja, o pastor deve orar intensamente repreendendo toda influência maligna.
Jesus mandou que os demônios fossem expulsos pelo poder do nome de Jesus e não apenas amansados para ficar quietos e não incomodar. A principal artimanha de Satanás é se camuflar para não ser percebido (II Coríntios 11.14).
O pastor deve buscar autoridade espiritual!
4- Pastor não é TOLERADOR DE PECADOS: Apocalipse 2.20
Uma coisa muito comum quando o pastor inicia o ministério em uma igreja são os membros querendo que tudo fique como sempre foi evitando inovações. Como homem ou mulher de Deus, o pastor ou pastora tem autonomia para mudar e lançar desafios para a Igreja.
Com o tempo, o pastor ou pastora descobre coisas erradas na igreja e precisa confrontar o pecado. Hábitos viciosos de cristãos que esfriaram na fé impedem o avanço missionário da igreja e o pastor não pode estar preso a estas coisas.
O Senhor Jesus corrigiu o pastor da Igreja em Tiatira que estaria tolerando os pecados de uma falsa profetiza chamada Jezabel. Portanto, se o pastor não corrige a ovelha ele será corrigido por Jesus.
Leia mais sobre o assunto no estudo: O ESPÍRITO DE JEZABEL.
A vida do pastor deve ser consagrada de forma exemplar para suas ovelhas e também precisa ensinar sobre consagração. O tema santificação e o pecado estão precisando ser pregados como nunca antes.
O pastor precisa denunciar o pecado!
Seja um pastor verdadeiro!
-CONCLUSÃO: I Pedro 5.2,3
Tudo o que foi falado até aqui apenas introduz tantos problemas no ministério pastoral. Mas se existem falsos pastores não podemos esquecer que também existem os verdadeiros.
Estes princípios aqui citados servem para o pastor guardar para si mesmo e não para julgar os outros. Não podemos usar estes valores para ferir pessoas. O pastor deve fazer tudo com amor: delegar funções, resolver conflitos conciliando pessoas, pregar com seriedade e brandura, repreender todo obra maligna e denunciar o pecado. Com amor o pastor consegue alcançar o coração de suas ovelhas

Postagem em destaque

ESTRÉIA - PROGRAMA VEM - 06/02/2021 - SÁBADO - 17:10.

  REALIZAÇÃO E APOIO E  MINISTÉRIO VEM BRUSQUE SC