sábado, 6 de agosto de 2011

O AMOR DE MUITOS ESFRIARÁ



            Nós estamos vivendo o cumprimento do que Jesus Cristo falou há dois mil anos atrás, pois vemos em nossa sociedade os crimes que tem surgido. Como por exemplo, o caso da advogada Mércia, o caso do goleiro bruno. Brutalidade tamanha em que não há explicação, não há motivos para cometer esses crimes. Vamos abrir nossas bíblias no livro de Mateus 23: 37-39 e Mt 24: 1-9, mas ficarei somente com o versículo 12.
            A primeira coisa que nós vemos é uma advertência de Jesus para os cristãos. “e por se multiplicar a iniqüidade, o amor se esfriará de quase todos”. Talvez se analisássemos esses versículos em especialmente o verso doze, nós poderíamos perguntar: “por que Deus permitirá que tudo isso viesse a acontecer? Também poderíamos perguntar: “que Deus é esse que permitirá coisas absurdas no futuro, com a humanidade? Será que ELe tem prazer na maldade? Onde está Deus em meio a tudo isso? É bem verdade e sabemos que Deus controla e governa todo o universo e a humanidade, e que Deus tem tudo nas palmas de suas mãos, e por que Deus permitiria que a maldade se multiplicasse e o amor se esfriasse?
            A primeira coisa que devemos analisar é que Jesus disse que se multiplicará a iniqüidade (o pecado) não por vontade própria ou pelo seu decreto, mas por causa da consequência da maldade de toda humanidade. Deus não disse que ele faria isso porque teria prazer nisso, porque a bíblia diz claramente em Gálatas 6:7 “Não se enganem: de Deus não se zomba. O que uma pessoa plantar, é isso mesmo que colherá.” Na verdade, o que está acontecendo no mundo é a colheita da maldade e perversidade do coração de toda a humanidade.
            E por incrível que pareça, essa conseqüência influenciará o nosso amor de nós cristãos. O versículo de Mt. 24: 12 também é uma advertência para nós cristãos, pois quando Jesus fala que o amor de muitos se esfriará, está se referindo à igreja de Cristo Jesus. Muitas vezes queremos colocar a culpa em Deus em situações que ELe não tem nada a ver com isso. Nós vimos o que aconteceu aqui em São Gonçalo e Niterói, RJ, várias vidas foram ceifadas pelos vários deslizamentos de terra ocorridos por causa de muitas chuvas. É culpa de Deus ou irresponsabilidade do homem, que constrói casas em lugares inapropriados?
            Até que ponto Deus permite a maldade e tribulações, em que muitas vezes nos atinge? Pensamos as vezes que Deus é injusto, porque ainda mantém vivo essas pessoas perversas que prejudicam muitas vidas com sua maldade. Mas Deus os mantém vivo, porque está aguardando pacientemente o seu arrependimento. Vemos claramente o que Deus diz sobre isso em Ez 18: 20-23 “A alma que pecar, essa morrerá... 21 Mas, se o perverso se converter de todos os pecados que cometeu, e guardar todos os meus estatutos, e fizer o que é reto e justo, certamente, viverá; não será morto. 22 De todas as transgressões que cometeu não haverá lembrança contra ele; pela justiça que praticou, viverá. 23 Acaso tenho eu prazer na morte do perverso? - diz o SENHOR Deus; não desejo eu, antes, que ele se converta dos seus caminhos e viva?”.
            Ao estudarmos a bíblia, descobriremos que existem três dias: 1. O dia do homem. O tempo em que o homem tem para se arrepender, ou seja, estamos vivendo o tempo do arrependimento. 2. O dia de Jesus que se divide em dois. O primeiro dia representa o dia de sua primeira vinda aqui na terra, morreu e ressuscitou, nos trazendo vida eterna. A segunda parte é a sua segunda vinda, em que ELe buscará sua igreja. O último dia é o dia de Deus, representando o juízo final, o julgamento de toda humanidade. Por isso que Deus está suportando toda essa maldade, porque Deus não tem prazer na morte do ímpio. Ainda existem muitos pecadores que hão de salvar-se pelo poder da pregação da palavra de Deus. Não há contentamento da parte de Deus na morte do ímpio, em que seu destino é o inferno.
            Quando analisamos profundamente as palavras de Jesus que diz que o amor de muito se esfriará, perguntamos: “o nosso amor se esfriará de que maneira?”. Como o meu amor tem se enfraquecido? A tradução do verbo grego esfriar, nesse versículo, significa um “amor enfraquecido”. Um amor que era outrora forte e vigoroso em que ao longo do tempo vem se enfraquecendo. Nós estamos inseridos no contexto desse versículo, o amor da igreja se esfriará. Recordo-me da crítica de Cristo, feito a igreja de Éfeso (uma das sete igrejas da Ásia Menor) que diz: “Tenho porém, contra ti que abandonaste o teu primeiro amor" (o amor por Cristo não é mais fervoroso) Ap 2:4. A profecia que Jesus disse que o amor de muito se esfriará, está acontecendo em nossos dias.
            O que estamos vendo nos dias de hoje, guerras, terremotos, fome, é o princípio das dores, é para nos avisar de que Jesus virá. Não podemos esquecer que essas palavras ditas por Jesus aconteceu há mais de dois mil anos atrás, e hoje tem se cumprido. Eu lhe faço uma pergunta: Como está o seu amor? Como está o seu amor por essas vidas que estão morrendo sem salvação, que estão morrendo famintas?
            Vemos muitas igrejas que tem se preocupado em gastar seus recursos na ampliação sua igreja, tornando-a mais bonita e confortável e se esquecendo das necessidades alheias. Dá mais retorno ampliar sua igreja para atrair outras pessoas, do que gastar os recursos com cestas básicas e suprimentos diversos para os necessitados. Queria eu está equivocado com minhas palavras, mas é a pura realidade nos dias de hoje. Será que o nosso amor tem ficado somente na teoria, ou estamos fazendo algo por eles?
             Se examinássemos cuidadosamente o versículo de 1 João 4:20 “Se alguém disser: Amo a Deus, e odiar a seu irmão, é mentiroso; pois aquele que não ama a seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê.” Irmão, esse versículo é para os crentes. Quantos de nós ficaríamos reprovados na prática desse versículo?somente nesse versículo? Quantos relacionamentos de irmãos em Cristo na igreja têm sido reprovados por Deus?   
            Irmãos, não estamos conseguindo amar os de dentro da igreja, quanto mais os de fora. O significado do verbo odiar nesse versículo significa sentir horror; detestar, Desgostar, Desprezar alguém. É muito sério essa questão. Quantas vezes agimos com ira, raiva, grosseria para com o nosso próximo. Quantas coisas guardadas (no passado) no fundo nosso coração, que tem se refletido em nossas atitudes hoje.
            É muito fácil eu criticar o meu irmão, muito fácil. Existe uma música cristã que diz assim: “se alguém deixou de ser aquilo que você um dia imaginou, se ouve algum motivo incerto ou justo, não leve a mal não julgues. Se você tentar vai ver que é fácil, amar o seu irmão sem criticá-lo e mesmo que aos olhos seus haja erros, interceda por ele e entregue sua vida a Deus.” Irmãos, isso é muito difícil. É fácil a gente machucar os outros com palavras e atitudes, mas é difícil sair de nossos lábios palavras de perdão e arrependimento. Agimos assim como modo de defesa, “pois já fomos pisados no passado, e hoje não aturo mais isso.” Quantas coisas no passado nos trouxeram muitas mágoas e hoje reflete perfeitamente em minhas atitudes e pecados cometidos nos dias de hoje.
            Muitas vezes temos medo de olhar para dentro de nós mesmo, eu, em crise comigo mesmo. Recordo-me das palavras do salmista Davi em Salmos 42:5 “Por que estás abatida, ó minha alma? Por que te perturbas dentro de mim?...” Muitas vezes nos tornamos covardes, pois sabemos o que temos de fazer diante de Deus e não o fazemos. Essas coisas que estão impregnadas em nossos corações nos torna uma pessoa que não queremos ser. A falta de perdão é um veneno que vai esfriando e matando aos poucos o nosso amor. “e o amor de muitos se esfriará...” Enquanto não limparmos nosso coração com genuíno e verdadeiro perdão, viveremos um cristianismo de fachada, um cristianismo em que a base é a hipocrisia, relembrando as palavras de Jesus em Mateus 23:27 “... porque sois semelhantes aos sepulcros caiados, que, por fora, se mostram belos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda imundícia!” Olhar para dentro de nós mesmo dói muito, e nos assusta quando conhecemos verdadeiramente nosso interior, quem nós realmente somos.
            Em Tiago 4.1 nos mostra que as guerras, contendas e maldade que há entre nós, vem do nosso próprio coração. Mateus 15:11 “não é o que entra pela boca o que contamina o homem, mas o que sai da boca, isto, sim, contamina o homem.” Mateus 15:18 “Mas o que sai da boca vem do coração, e é isso que contamina o homem.” Quantos relacionamentos de pai e filho, esposa e esposo, irmão entre irmão, estão estacionados por algo ocorrido lá no passo. E esses relacionamentos que me refiro é de cristão. A falta de perdão tem destruído nossas famílias. Quantas bênçãos de Deus estão bloqueadas em nossas vidas, por causa do maldito perdão. Pagamos um preço alto por isso. Digo mais uma vez, enquanto não resolvermos essas pendências em nossas vidas, tudo ficará na mesmice. Aconteceu tudo isso comigo, somente quando sondei e fiz uma lavagem no meu coração, e realmente liberei o perdão para as pessoas que me machucaram no passado, é que eu pude encontrar a paz. Paz com Deus e com todos!
            A igreja de Deus deixa de crescer por causa de nosso coração insensível. Temos tendência ao julgamento. É fácil criticar uma pessoa encrenqueira, mas é difícil procurar entendê-la e ajudá-la em seu defeito de caráter. É fácil criticar qualquer defeito de um irmão, e é muito difícil orientá-lo no caminho que se deve andar, no caminho que realmente agrada o coração de Deus.
            Todos nós temos os nossos defeitos. Em Romanos 2:1 nos diz que não temos desculpas quando julgamos os outros, pois o que julgamos fazemos a mesma coisa. Tudo isso se reflete em nossa vida cristã. Como posso falar de amor e perdão, se eu odeio meu irmão, se eu não vivo isso na prática? Como posso ensinar o caminho da paz em Deus, se eu ainda estou perdido nessa estrada? Como posso ensinar uma pessoa a chegar a um determinado lugar, se eu nunca cheguei por perto, ou se quer sei uma referência?
            Glórias a Deus! Porque Deus não age e não pensa como um ser humano... Pois do contrário, já teríamos sido consumido. Em meio a tudo isso, vejo Deus pacientemente aguardando a confissão de nossos pecados e transgressões. Deus não é como o homem, que “lança em rosto” o nosso proceder.
            Meu irmão e minha irmã, o meu desejo é que você sonda o seu coração e mede com o termômetro divino o seu “coração”. Qual a temperatura do seu amor? Tem se aquecido dia após dia? Tem se esfriado? Que venhamos a pedir misericórdia a Deus pelos nossos defeitos de caráter, e assim, acertando de uma vez por todas, nossa dívida com Deus. Que Deus nos abençoe!


                                                                                                                                                                                       Eliel Castro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

ESTRÉIA - PROGRAMA VEM - 06/02/2021 - SÁBADO - 17:10.

  REALIZAÇÃO E APOIO E  MINISTÉRIO VEM BRUSQUE SC