quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

É TEMPO DE CONCERTO


As bruscas mudanças que estão acontecendo na humanidade deteriorando os santos valores, certamente apontam para as palavras de João apóstolo: Filhinhos, já é a última hora; e como ouvistes que vem o anticristo (I Jo. 2:18a). É tempo de fazer um concerto com Deus para conserto do viver nosso de cada dia.
Segundo o dicionário Aurélio, Concerto (com “c”) é “ajuste”; “harmonia” e “acordo”. Há varias referências bíblicas sobre o assunto. Conserto (com “s”), segundo o mesmo léxico, significa “por em ordem”, “restaurar”, “corrigir” e “reparar”. Não acontecendo um sincero concerto com Deus, não há conserto em nossas vidas. O pecado sempre estará às portas pronto ao ataque. Sem concerto não há conserto.  É ficar fora da cruz. É amargar derrotas na vida cristã.
Assim sendo, para os salvos, não é necessário esperar o final de ano para projetar mudanças na vida. É a época que muitas decisões e promessas são feitas e, pasmem, muitas ficam somente nas intenções enquanto outras tantas se acabam com o verão, no final de março. A preocupação com a vida espiritual para os salvos é tanta, que, como a corça que suspira pelas correntes das águas (Sl. 42:1), eles suspiram por uma vida mais semelhante a Cristo. Sempre é hora de fazer concerto com Deus. Seja inicio, meio ou final de ano, há o desejo de ir ao altar de Deus, de Deus que é a nossa grande alegria  (Sl. 43:4).
Quando o concerto acontece muitas decisões são tomadas, deixando claro que houve um conserto na vida do concertado:
1. Mais oração por uma semelhança maior com Cristo. Harmonizado com Deus terá o desejo de “buscar mais as cousas do alto”. Em fervente oração buscará aplicar as palavras de Paulo ao seu viver: Tendo, pois, ó amados, tais promessas, purifiquemo-nos de toda impureza, tanto da carne, como do espírito, aperfeiçoando a nossa santidade no temor de Deus (2 Co. 7:1).
2. Não tapar os ouvidos à sua Palavra. Pode um crente acordado com Deus tapar ouvidos à sua voz? Claro que não. Todavia ficar sem ler, meditar ou examinar as Escrituras é “tapar os ouvidos”, como criança rebelde diante de uma repreensão. Se os crentes tomassem a santa decisão de meditarem mais na Bíblia, com certeza, chorariam mais pelos seus pecados e bem menos por problemas criados por “falta de conhecimento da Palavra”. Quando Jesus afirmou que “erramos por não conhecermos as Escrituras”, Ele simplesmente estava afirmando que a intimidade com a Bíblia nos ajuda a errar bem menos.
Como ter uma vida consertada (colocada em ordem) sem dar ouvidos aos Escritos Sagrados? Um dramático apelo do Espírito está no início do salmo didático de Asafe: Escutai,  povo meu, a minha lei; prestai ouvidos às palavras da minha boca (Sl. 78:1).
O concertado não “tapa os ouvidos” à Palavra de Deus.  Logo, os consertos na vida acontecem.  3. Não ser um “Judas. Como assim? Há muitas maneiras de trair. Sem fazer um Concerto com Deus, a falta de discernimento pode levar muitos crentes a atitudes prejudiciais à Causa. Judas era ladrão. Roubava a Causa   porque era ladrão e, tendo a bolsa, tirava o que nela se lançava (Jo. 12:6).
Há muitos que necessitam fazer um concerto com Deus pra consertarem os bolsos. Alguém escreveu que a “espiritualidade de muitos termina no bolso”.
O concerto com Deus leva o crente a deixar de ser “um Judas” na mordomia. Passa a “dar com alegria”. Não “tira da bolsa”. Sabe da bênção que é o “mantimento na casa do Senhor”. A vida consertada experimenta as bênçãos sem medida caídas das janelas do céu (Ml. 3:10).
O concerto com Deus leva o crente a fugir do pecado. Quando pecamos, traímos. Perfeição só no céu. Mas consertados pelo Espírito seremos menos imperfeitos. O consertado, pelo concerto que fez com Deus, é convencido sempre do seu pecado e vive alcançando misericórdia e perdão. Quando não há concerto o hábito do pecado pode insensibilizar o crente. Este, insensível, é presa fácil para satisfazer a carne e alegrar o inimigo.
Amados de Deus é tempo, tempo de fazer um concerto com Deus, buscar um avivamento bíblico sem emocionalismos, centrado nas palavras do salmista: Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova dentro em mim, um espírito inabalável. Sacrifícios agradáveis a Deus são o Espírito quebrantado; coração compungido e contrito não o desprezarás, ó Deus  (Sl. 51:10 e 17).
O concerto com Deus (todo dia é dia) significa conserto em nossas vidas e é o caminho para o genuíno avivamento bíblico. Que Deus nos abençoe na sua infinita misericórdia. Avivamento bíblico já!
O Pastor
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

ESTRÉIA - PROGRAMA VEM - 06/02/2021 - SÁBADO - 17:10.

  REALIZAÇÃO E APOIO E  MINISTÉRIO VEM BRUSQUE SC