quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Aprenda a dizer NÃO.



Aprenda a dizer NÃO 

Todas as pessoas procuram sempre o SIM, raramente procuram o NÃO. No casamento, a noiva e o noivo procuram o SIM. No consultório médico, o casal que espera um filho aguarda o SIM, já outro paciente pode aguardar o NÃO de exame sobre alguma doença. Dependendo do contexto, o SIM pode ser NÃO e o NÃO pode ser SIM. 

Contudo, o NÃO do qual trata esta reflexão é a contrariedade de alguma expectativa ou alguma ideia, como, por exemplo, o NÃO que um pai ou uma mãe diz ao filho. Aliás, é comum o filho pedir uma segunda opinião quando ouve o NÃO de um dos dois, não é? Talvez você não lembre, mas provavelmente também já fez isso. 

As pessoas querem ouvir o SIM, o SIM que permite tudo, o SIM que releva tudo, o SIM que aceita tudo. Porém, dizer SIM nem sempre é a melhor resposta. Por exemplo: se um pai, devido ao cansaço e ao stress, diz SIM ao seu filho apenas para se livrar dele rapidamente, a consequência dessa permissão pode trazer resultados desastrosos a longo prazo na formação da criança ou a curto prazo em um pequeno incidente. 

Algumas pessoas acreditam que o SIM é sinal de amor, porém, muitas vezes, o SIM é apenas um escape fácil da consequência de se amar dizendo NÃO. Dizer NÃO é necessário para corrigir, confrontar e transformar. Dizer NÃO é necessário para impor limites. 

O livro de Provérbios trata a correção como um pré-requisito para viver bem. "Pega-te à correção e não a largues; guarda-a, porque ela é a tua vida." (Provérbios 4:13). A correção é também um pré-requisito para adquirir sabedoria. "Ouve o conselho e recebe a correção, para que sejas sábio nos teus últimos dias." (Provérbios 19:20). 

A verdade é que, por causa da covardia, tememos dizer NÃO às pessoas, receosos de que elas se magoem. Então, dizemos sempre SIM, SIM e SIM. Com isso, acumulamos tarefas que não poderemos suportar, assumimos compromissos aos quais não compareceremos e fazemos promessas que não cumpriremos. 

É verdade que Deus não nos dá um fardo maior do que podemos suportar, porém é necessário entender que Ele também quer que aprendamos a dizer NÃO. Nem todas as oportunidades que surgem em sua vida devem ter uma resposta positiva. Em algumas delas, Deus quer que você apenas diga NÃO. 

Jesus não disse SIM para todas as pessoas, Ele as confrontou e corrigiu-as. Uma das situações foi o caso do jovem rico que perguntou o que deveria fazer para herdar a vida eterna (Mateus 19:16:22). Jesus não disse que ele herdaria a vida eterna de qualquer maneira, era necessário que ele aprendesse a amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo. 

Em outra situação, Jesus ainda ensinou: "Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; não, não, porque o que passa disso é de procedência maligna." (Mateus 5:37). 

Aprenda a dizer NÃO, assuma menos compromissos e tenha tempo de qualidade. Aprenda a dizer NÃO, ame as pessoas e conheça-as de verdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

ESTRÉIA - PROGRAMA VEM - 06/02/2021 - SÁBADO - 17:10.

  REALIZAÇÃO E APOIO E  MINISTÉRIO VEM BRUSQUE SC