quarta-feira, 27 de abril de 2011

A VERDADE QUE LIBERTA

 

O objetivo desta lição é esclarecer os crentes a respeito de alguns ventos de doutrina, também fortalecer os corações dos leitores e tirar duvidas, desfazer o medo e a incerteza que reina nos corações de alguns por causa de determinadas pregações que por vezes se pregam dos pulpitos por inspiração humana e maligna.

Em primeiro lugar vamos ler:

(2 coríntios 1: 3-4) "Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai das misericórdias e o Deus de toda a consolação. Que nos consola em toda a tribulação, para que também possamos consolar os que estiverem em alguma tribulação, com a consolação que nós mesmos somos consolados por Deus."
Deus é o Pai das misericórdias e o Deus de toda a consolação, quer dizer, a fonte de todo o ânimo e encorajamento. Aquele que, em todo o tipo de tribulação, pela qual possamos passar, Ele nos consola, Ele nos anima, Ele nos encoraja para que também nós possamos fazer o mesmo a aqueles que estiverem a passar por algum tipo de tribulação.

Por tanto, Deus (quando digo Deus, refiro-me a Jesus também ou ao Espírito Santo) está no processo de animar-nos, de nos encorajar, de nos levantar, de nos proteger, animar no meio das tribulações, no meio dos problemas, no meio das crises, no meio das necessidades. O Espírito Santo não é um "deita a baixo". O Espírito Santo vai falar bem de si, ainda que você esteja errado, ainda que você esteja mal, o Espírito Santo vai animá-lo, vai encorajá-lo, vai levantá-lo e restaurá-lo. Nunca destrui-lo nem abatê-lo.

Qualquer homem que fale inspirado pelo Espírito Santo, sempre vai animar, encorajar conforme o apostolo Paulo disse que: Os que falam inspirados por Deus é para consolação, exortação e edificação. Isto é o evangelho. Tudo o que sai disto é de procedência humana ou maligna, mas não é de inspiração Divina.

E aqui diz que isto é o que Deus faz para que nós também possamos fazer o mesmo. Nós, seres humanos, cristãos, homens de Deus, possamos fazer o mesmo que Deus faz a aqueles que estão no meio de alguma tribulação. Então você está aqui, para animar os atribulados, para restaurar os abatidos, para encorajar aqueles que estão a ponto de desistir e não para pôr o pé em cima ou deitar a baixo.

Se você ouvir alguém que é só um "deita a baixo", que critica toda a gente, que trata toda a gente com desprezo e com desdém ou que desnuda as pessoas, eu quero lhe dizer que essa pessoa, seja ela quem for, tenha ela o que tiver, tenha o título que tiver, não está a falar por inspiração divina, é a sua mente a falar ou é o diabo a inflamar a mente dessa pessoa usando-se do nome de Deus, usando-se da posição que ocupa, usando-se de um púlpito para denegrir a imagem de homens de Deus, para desanimar, desencorajar e deitar a baixo. Isso não é pelo Espírito Santo. Jesus mandou pregar o evangelho... O que é o evangelho? São boas notícias. Do púlpito só se prega o evangelho, as boas noticias.

João 8:32 (Estava Jesus a falar e disse assim:)

"E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará"

Irmão, a verdade tem poder para libertar. Jesus, Ele mesmo disse: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida". Jesus é a verdade. E em Lucas 4 Jesus disse assim: "O Espírito do Senhor está sobre mim por quanto me ungiu para libertar os cativos". Então a verdade tem poder para libertar qualquer pessoa.

Agora note uma coisa, a verdade não liberta por si só. Isso não é suficiente para as pessoas serem livres. Porquê? Qual é a verdade que nos liberta então? A verdade que nos liberta é aquela que nós conhecemos. Veja, a dois mil anos atrás que Jesus morreu na cruz do calvário pela salvação de toda a humanidade. No entanto, embora essa seja a verdade, há muitas pessoas que desde então morrem e vão para o inferno. Porquê? Porque não conhecem essa verdade, não sabem que a salvação está em Jesus Cristo, não sabem que a salvação está disponível.

Nós também não sabíamos mas no dia em que conhecemos esta verdade e abraçamos esta verdade, fomos libertos da perdição. A cura divina está disponível para todos; o mesmo sacrifício que comprou a salvação, também comprou cura divina. Mas porquê há tanta gente doente? Porque ainda não conhecem esta verdade e provavelmente você foi um desses casos, mas no dia que você conheceu que cura divina é para si também, que Deus quer e que Deus pode cura-lo e você creu nesta verdade e recebeu esta verdade, você ficou livre da doença; paz é para todos, mas quando você conhece esta verdade e crê nela, você é liberto da ansiedade; proteção é para todos; sucesso é para todos; mas você só vai tomar posse ou só vai viver essa realidade ou só vai ser livre quando você conhecer a verdade.

1 Coríntios 13:6,7,8a) (está a falar a respeito do amor e agora eu quero falar sobre o que é andar na verdade, ou como é que você identifica uma pessoa que anda na verdade) diz assim:

"O amor não se alegra com a injustiça, mas se regozija com a verdade"
"Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta"
"O amor nunca falha..."


O amor não folga, não descansa, não se alegra com a injustiça. O amor alegra-se, descansa, está seguro com a verdade. Então, quando você estiver a ouvir um pregador, tente sempre identificar o amor de Deus naquilo que ele diz ou naquilo que ele faz. Procure identificar onde está o amor de Deus, e se você encontra o amor de Deus nas palavras do pregador, falando bem dos seus inimigos, abençoando até os que lhe fazem mal. Nas ações do pregador, fazendo bem a quem lhe fêz mal. Então Deus está nele, Deus está naquilo que ele está a dizer ou naquilo que ele está a fazer. Porquê? Porque Deus é amor, e onde o amor está, é porque Deus está ali.

Agora se você está a ouvir um pregador, ou conhece as suas ações e você, por muito que tente não consegue identificar o amor de Deus nas suas palavras, aínda que use versículos bíblicos, amaldiçoa, fala mal de outros, alegra-se com a desgraça alheia, mente para o seu proveito próprio e prejuizo dos outros. Então Deus não está no assunto. Não estou a dizer que Deus não esteja com essa pessoa, mas naquilo que essa pessoa está a dizer, ou naquilo que essa pessoa está a fazer, Deus não está ali. É a cabeça dele, é a mente humana, é inspiração maligna ou é só a raiva humana a falar.

O que é que a Bíblia diz, Tiago 3:16 diz assim:

"Pois onde há inveja e sentimento faccioso, ai há confusão e toda obra maligna"
"Mas a sabedoria que vem do alto é, primeiramente pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia."


Mas a sabedoria animal e diabólica, é aquela que anda sempre em guerrinhas, em contendas, que fala mal de tudo, fala mal de todos, que manda piadas a este e piadas àquele.

Andando na verdade é isto: identificar o amor de Deus.
Onde é que o amor de Deus está naquilo que você está a ouvir?

Eu digo isto porque há muitas pessoas "amarradas com a Bíblia". A verdade liberta mas uma verdade fora de contexto manipula, amarra e controla a vida das pessoas. Como é que o diabo faz isto às pessoas? Como é que o diabo manipula, controla e domina a vida das pessoas? Eu digo-vos uma coisa, especialmente nos religiosos, com verdades fora de contexto. Ele queria fazer o mesmo com Jesus! Veja, o diabo apresentou-se a Jesus no deserto e usou a verdade para tentar manipular, dominar e controlar a vida de Jesus, quando o diabo disse: "atira-te daqui a baixo porque está escrito..." (veja, o diabo vai usar a Bíblia) "...aos seus anjos dá ordem a teu respeito. Eles te sustentarão nas suas mãos para que não tropeces com pé em pedra" - citou o Salmo 91 - mas era uma verdade fora de sítio e se Jesus se deixasse enganar teria cometido suicídio.

Assim hoje, também, o diabo usa verdades bíblicas, que foram feitas para nos libertar, o diabo as usa para manipular, dominar, controlar a vida das pessoas; pessoas bem intencionadas, que amam a Jesus. Por isso é que Paulo diz:  (Ef.4.14) "para que não mais sejamos meninos, inconstantes, levados ao redor por todo vento de doutrina, pela fraudulência dos homens, que com astúcia tendentem à maquinação do erro". Este tipo de espírito que leva á maquinação do erro, isto é, a planear, como fazer uso das Escrituras para provar o seu erro e convencer os demais, sem se importar pela verdade. Este tipo de manifestação, é sempre acompanhado com o ódio, raiva, despreso. Manifestações, contra as quais o apóstolo Tiago alerta, como sinais de presença maligna.

Este espírito do erro, entra numa pessoa pela "porta" da hipócrisia, (condenar os outros por aquilo que ele faz), "pela hipocrisia dos homens que falam mentiras, tendo cauterizado a sua própria consciência".
Uma das práticas mais comuns, é a utilização do Velho testamento, para condenar, manipular, dominar e enganar as pessoas. No Velho Testamento, o tema era: "Olho por olho e dente por dente". (Mt.5.43) "Ouvistes que foi dito: Amarás ao teu próximo, e odiarás ao teu inimigo". Como não podemos dizer que odiamos aqueles que não nos agradam,(parecia mal), dizemos que são rebeldes, que estão debaixo de maldição e com os pés no inferno. Mas este preceito da Lei foi abulido por Cristo na cruz.

"...Eu, porém, vos digo: Amai aos vossos inimigos, e orai pelos que vos perseguem"; Hoje, as coisas são diferentes. Quem realmente é de Deus, por muito que lhe façam mal, por muito que seja perseguido e mal tratado, não amaldiçoa, nem deseja mal. Antes pelo contrário, vai sempre amar e orar pelos inimigos, porque quem anda em amor, cumpriu a Lei. (não se deixe enganar com títulos nem aparencias).

(Mt.22.37-40) "Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento. Este é o grande e primeiro mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas".


(Gálatas  5:14)
"Pois toda a lei se cumpre numa só palavra, a saber: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo".


Uma pessoa que seja realmente dirigido pelo Espirito Santo, vai andar de acordo com a Palavra de Deus, veja o que Paulo disse:

(Gálatas  5:18)
"Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei."


Qualquer lider que use a Lei para amaldiçoar outros, ele próprio está já debaixo de maldição. (Gálatas  3:10) "...Pois todos quantos são das obras da lei estão debaixo da maldição..."


Então, é importante que naquilo que você ouve, naquilo que você vê procure, em primeiro lugar, identificar onde está o amor de Deus!
 
Artigo de: Pr. A.J. Sousa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

ESTRÉIA - PROGRAMA VEM - 06/02/2021 - SÁBADO - 17:10.

  REALIZAÇÃO E APOIO E  MINISTÉRIO VEM BRUSQUE SC