quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Temor de Deus

 

“O Temor de Deus é o princípio da sabedoria; são prudentes todos os que o praticam” (Salmo 111, 10)
O Espírito Santo é a terceira Pessoa da  Santíssima Trindade, constituindo, com o Pai e o Filho, um só Deus, Uno e Trino. Quando nos benzemos, fazemo-lo em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. A fórmula do Baptismo é:” Eu te baptizo em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo”; o sacerdote, quando abençoa algo ou alguém, fá-lo em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
As três Pessoas são distintas e a cada Uma atribui-se uma função mais específica. Assim, o Pai é o Criador, a Fonte da Vida, do Conhecimento, do Poder… O Filho, gerado pelo Pai, é o  Redentor e o Executor da Vontade do Pai sempre que ela se Lhe manifesta ; o Espírito Santo, que procede do Pai e do Filho, é o distribuidor da Vida, da santidade, dos dons que santificam as almas. Cada uma das Três Pessoas age   e interage com as Outras, estando cada Uma também nas Outras, sem conflito nem divergência, porque a relação entre Elas é o puro Amor. No Amor Deus é Uno e também é Trino.   O Pai comunica, numa corrente de puro Amor, com o Filho, através do Espírito Santo e o Filho comunica com o Pai também através do Espírito Santo. O Espírito Santo funcionará como um Oceano com duas correntes  de sentido inverso, contínuas e permanentes. É o Espírito Santo que leva e que traz as mensagens entre o Pai e o Filho e o Filho e o Pai. Explicar Deus? Poderá tentar-se, mas compreendê-Lo é impossível às capacidades humanas e também aos anjos e santos do paraíso. Nenhuma criatura poderá compreender cabalmente este mistério de  um só Deus em três Pessoas e de três Pessoas em um só Deus.
No Catecismo da Igreja Católica ( Nºs 1830 e 1831) são apresentados os Dons do Espírito Santo. O que se entende por um Dom?  Dom deriva do verbo dar, graciosamente, sem que tenha de se pagar algo por isso. Todos nós nascemos com dons ou  os adquirimos  através da educação, do estudo, da cultura, da investigação, da inteligência, do esforço, etc., o que se poderá confundir com talentos naturais ou adquiridos. Os Dons do Espírito Santo costumam ser catalogados assim: Sabedoria, Entendimento,Conselho, Fortaleza, Ciência, Piedade, Temor de Deus.
Temor de Deus – É o primeiro dos Dons, embora colocado no fim da lista. É o primeiro degrau no caminho da santidade, do caminho para Deus,  e é nele que todos os outros se apoiam e se desenvolvem. A Bíblia reflecte a sua importância quando diz que o Temor de Deus é o princípio da Sabedoria. Quer isto dizer que, faltando o Temor de Deus, não se atingirá a sabedoria nem nenhum dos outros Dons.
O que é, afinal, o Temor de Deus? –Temor de Deus não significa medo de Deus, receio de Deus ou qualquer outra coisa semelhante. Mas, por outro lado, a palavra temor significa mesmo temor, receio, medo.  Se não é de Deus, é de quê ou de quem?  O Temor de Deus é aquele sentimento, aquele cuidado, aquele receio, aquela prudência que leva a que não se peque, por motivo nenhum e em circunstância nenhuma. Acabará por ser um temor de nós próprios, dos nossos próprios actos, pensamentos, obras, desejos, omissões, tudo resultante  do reconhecimento de que somos fracos, de que não oferecemos garantia, de que podemos pecar a qualquer momento e por qualquer motivo, pois à nossa volta  há imensas teias onde podemos tropeçar, à semelhança das moscas que tropeçam nas teias de aranha. A que é que isto nos leva? Leva-nos a fazer o possível e o impossível para não cometermos nenhum tipo de pecado, leve ou grave, em nome do nosso Amor a Deus e também em Nome do Amor que Deus tem para connosco. Também aqui é verdade que o Amor com Amor se paga. Quanto mais intenso for este Temor de Deus, menos probabilidades haverá de se cometer pecado, porque este Dom é o primeiro no Amor que uma alma possa ter a Deus. Quanto mais Temor, mais Amor e quanto mais Amor, mais Temor! É assim que tudo funciona. Isto também obriga a que  se estude e aprenda o que poderá ser pecado ou não, para que algo se possa fazer ou  se deva evitar a todo o custo. Daí, a importância de uma boa frequência da Catequese  e de Catequistas que acreditem que o pecado existe e que é o pão nosso de cada dia, sendo lícito dizer que é mentiroso todo aquele que diz não ter pecados. Só o facto de o pensar, mesmo sem o dizer, já prova que tem pecados. Para aqueles que abandonam a Catequese, após o Crisma, torna-se indispensável o estudo do Catecismo da Igreja Católica, que deverá ser o livro principal  de estudo e consulta de todos os católicos, até à morte!…Por isso, juntamente com a Bíblia católica, não deve faltar em nenhum lar católico.
Quem nunca teve Temor de Deus ou quem já o perdeu facilmente se dá a conhecer pela sua falta de escrúpulos, pelos seus vícios, pela sua hipocrisia, por uma consciência romba, insensível ao Bem e virada para o que é Mal, em suas múltiplas formas, em seus múltiplos caminhos…Em nada verá pecado, por isso, os travões que podiam impedi-lo na sua queda em plano inclinado, ou nunca existiram ou já se avariaram. A não ser o medo das consequências, nada o impedirá de praticar o mal. Sem Temor de Deus não haverá limites para  a prática do Mal. É o que se vê hoje pelo mundo, mais nuns países do que noutros, em termos de leis em que de Temor de Deus nem o mínimo cheiro se detecta. Se Deus diz que o Temor de Deus é o princípio da Sabedoria, é fácil concluir qual é a sabedoria de muitos políticos, governos, parlamentos, deputados, reis, presidentes…, etc. Eles estão contra Deus e Deus não está com eles. Todas as desgraças que caem sobre um país em termos de dificuldades económicas, violência, crimes, insegurança, corrupção, ladroagem, desemprego, políticos desonestos, corruptos e mentirosos, traficantes de influências e de drogas, crimes económicos…tem uma causa: Ausência de Temor de Deus.
O Temor de Deus não falta somente nestes acima referidos, mas em muitos outros não referidos. A falta de Temor de Deus leva ao pecado e de cair em pecado ninguém está livre, seja ele Papa, Bispo, Sacerdote ou simples leigo. Ninguém na classe dos vivos tem o dom da impecabilidade, mas Deus sempre soube isso. Aqueles que levam as coisas a sério sabem como levantar-se imediatamente, quando pecam, porque,  segundo a Bíblia, o justo cai sete vezes ao dia, mas sete vezes se levanta. Também é nisto que se distingue quem tem Temor de Deus de quem o não tem.

. Como se manifestam numa pessoa os Dons do Espírito Santo?

Pelos frutos  se conhece a árvore. Um exemplo típico da poderosa acção do Espírito Santo revelou-se no dia do Pentecostes. Os Apóstolos, reunidos no Cenáculo e acompanhados pela Virgem Maria, viram nesse dia línguas de fogo pousar  sobre as suas cabeças, um sinal de que o Espírito Santo os invadia com os Seus Dons. Ora, onde há Dons do Espírito Santo haverá frutos e estes viram-se logo nesse dia. Os Apóstolos, até aí ignorantes, obtusos, medricas, de cabeça dura, incapazes de compreender muitas das coisas que o Mestre lhes ensinava, incapazes de distinguir entre um reino material e o Reino dos Céus, deixaram boquiabertos os milhares de forasteiros que enchiam as ruas de Jerusalém. S. Pedro, que sentia as pernas tremer quando Cristo lhe apontava a sua futura missão,  que negou Cristo com medo de também ser preso e morto, desatou a pregar  intrepidamente e com uma sabedoria  de que nem ele próprio se julgaria algum dia capaz, dando provas dos dons do Entendimento e da Fortaleza.
“ O Paráclito, o Espírito Santo que o Pai enviará em Meu Nome, esse é que vos ensinará tudo e há-de recordar-vos tudo o que eu vos disse” ( Jo 14,26).  “Tenho ainda muitas coisas a dizer-vos, mas não sois capazes de as compreender por agora. Quando Ele vier, o Espírito da Verdade, há-de guiar-vos para a Verdade completa” (Jo 16, 12) e sereis minhas testemunhas até aos confins do mundo (Fortaleza)”. É assim que o dar testemunho de Cristo em palavras e obras requer dons do Espírito Santo. (Fortaleza, Ciência, Sabedoria).
 .
Pelo poder do Espírito Santo:
. Quando presos por pregarem o Nome de Jesus, perante a proibição de continuarem a pregar, S. Pedro e os outros Apóstolos recusaram aceitar essa proibição e ali mesmo, sem medo nem hesitação, disseram que mais vale obedecer a Deus do que aos homens, dando a entender claramente que estavam dispostos a aguentar todas as consequências da sua recusa (Dom da Fortaleza).
.Jesus Cristo foi concebido e ressuscitado pelo poder do Espírito Santo.
. Jesus mandou baptizar em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
.É pelo poder do Espírito Santo que o pão e o vinho se transformam, na Missa Católica, em Corpo e Sangue de Jesus Cristo.
. É também pelo Espírito Santo que os Sacramentos actuam nas almas daqueles que os recebem  dignamente (em estado de graça).
. É pelo poder do Espírito Santo que nós somos capazes de rezar, porque Ele geme nas nossas almas ao ponto de sermos capazes de dizer a Deus: Abbá, Pai!” ( Dom da Piedade).
. É pelo poder do Espírito Santo que os sacerdotes perdoam os pecados em Nome de Jesus Cristo.: “Eu te absolvo dos teus pecados em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo”
.É pelo poder do Espírito Santo, através dos Seus Dons, que um pecador se transforma num santo (Dom do Temor de Deus, que leva à conversão definitiva).
.É pelo Espírito Santo que sentimos o gosto e o entusiasmo pela oração, pela prática dos Sacramentos e pelo testemunho que damos da Fé, tanto em palavras como em obras (Fortaleza, Sabedoria=Sapiência).
.É pelo Espírito Santo que alcançamos a capacidade de compreender, entender e aceitar, sem dificuldade, as verdades da fé, assim como a correcta interpretação e o significado profundo da Palavra de Deus na Bíblia ( Dom do Entendimento).
.É pelo poder do Espírito Santo que alguém é capaz de morrer antes que cometer um pecado (Dons do Temor de Deus e da Fortaleza)
. É pelo Espírito Santo que somos capazes de ver para lá das aparências e discernir claramente se determinado acto, desejo, pensamento ou obra estão na órbita dos interesses de Deus ou não ( Dom da Ciência).
. É pelo Espírito Santo que podemos, perante uma encruzilhada da vida, nossa ou de outros, tomar conselho para nós e para eles, a fim de seguir o rumo certo naquelas circunstâncias (Dom do Conselho).
. É pelo Espírito Santo que temos disposição, força e vontade forte para evitar qualquer tipo de falta leve ou grave, pecado venial ou mortal, seja em que circunstância for. (Dom do Temor de Deus).
.É pelo poder do Espírito Santo que o Universo mantém a sua harmonia, se sucedem os dias, as noites, as estações do ano,… é por Ele que  cada criatura cumpre a missão que lhe foi destinada e  é por Ele  que a Natureza é fiel às leis que lhe foram impostas.
.É pelo Espírito Santo que os Sacramentos se realizam e actuam nas almas.
E muito mais!
Rezo com a Igreja na Missa de Pentecostes:
“Vinde, ó Santo Espírito, vinde, Amor ardente, acendei na Terra Vossa luz fulgente.
Vinde, Pai dos pobres: na dor e aflições vinde encher de gozo nossos corações.
Benfeitor supremo em todo o momento, habitando em nós sois o nosso alento.
Descanso na luta e na paz encanto; no calor sois brisa, conforto no pranto.
Luz de santidade, que no Céu ardeis, abrasai as almas dos Vossos fiéis.
Sem a Vossa força e favor clemente nada há no homem que seja inocente.
Lavai nossas manchas, a aridez regai, sarai os enfermos e a todos salvai.
Abrandai durezas para os caminhantes, animai os tristes, guiai os errantes.
Vossos sete dons concedei à alma do que em Vós confia. Virtude na vida, amparo na morte, no Céu alegria. Amen!
Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos Vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso Amor. Aleluia!”
.
Ezequiel Miguel
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

ESTRÉIA - PROGRAMA VEM - 06/02/2021 - SÁBADO - 17:10.

  REALIZAÇÃO E APOIO E  MINISTÉRIO VEM BRUSQUE SC